Notícias

Divulgação científica

CNEN participa da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Brasília - 3 a 10 de dezembro

Publicado em 06/12/2021 15h29 Atualizado em 09/12/2021 05h30

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) participa, de 3 a 10 de dezembro, da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Em um estande montado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, a Comissão apresenta aplicações da energia nuclear realizadas em diferentes áreas e que beneficiam a sociedade brasileira. A instituição também mostra suas atividades no licenciamento e controle do uso das radiações ionizantes no Brasil e os principais projetos que desenvolve na atualidade, como o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB).

No Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade estão reunidas diversas instituições brasileiras que atuam na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação. A abertura oficial do evento ocorreu na tarde da última sexta-feira (3/12). Na ocasião, estiveram presentes o presidente da CNEN, Paulo Roberto Pertusi, e o titular da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da instituição, Madison Coelho de Almeida. Após a solenidade de abertura, ambos estiveram no estande da CNEN e conversaram com os expositores e com o público. Na tarde de quarta-feira (8/12), o ministro Marcos Pontes, do MCTI, foi conhecer o estande da CNEN, onde foi recebido pelos expositores e pelo presidente da instituição. 

Este ano, o estande da CNEN conta com cerca de 20 expositores vindos de diferentes unidades da instituição. Há servidores do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN), do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN), do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/CNEN), do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE/CNEN), do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/CNEN) e do Escritório de Brasília (ESBRA/CNEN). Em suas diferentes áreas de atuação, os profissionais explicam como a tecnologia nuclear beneficia os brasileiros através de diversas e diversificadas aplicações.

 

realidade virtual
Visitantes do estande da CNEN assistem a vídeo sobre aplicações da energia nuclear.

robo aurora
Robô Aurora, tecnologia de combate ao Coronavírus desenvolvida com apoio do CRCN-NE/CNEN

irradiação alimentos
Irradiação de alimentos contribui para conservação do que comemos.

Visitantes com equipamentos de radioproteção e dosimetria
Visitantes com equipamentos de radioproteção e dosimetria

Visitantes usam equipamentos de realidade virtual que CNEN aplica na área nuclear
Estudantes experimentam tecnologia de realidade virtual que CNEN aplica na área nuclear

Pertusi no estande da CNEN
Presidente Pertusi (esq.) acompanha atendimento a visitantes do estande da CNEN.

Marcos Pontos no estande da CNEN
Ministro Marcos Pontes em visita ao estande da CNEN.