Notícias
CNEN negocia parceria com Universidade Estatal Lomonosov e Academia Russa de Ciências para formação em áreas nucleares

- O cônsul Alexander Korolev, Francisco Rondinelli e Viviane Simões, da CNEN, Stepan Kalmykov, Yulia Gorbunova e Andrey Putyatin (Foto: Doglas Troufa)
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) recebeu, nesta segunda-feira, 5, representantes da Lomonosov Moscow State University (MSU) e da Academia Russa de Ciências (RAS) para discutir possibilidades de cooperação acadêmica e científica no setor nuclear. A reunião foi realizada na sede da CNEN, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do presidente da Comissão, Francisco Rondinelli Junior, além da Assessora de Relações Internacionais da Presidência, Viviane Simões.
A delegação russa foi composta por Stepan Kalmykov, vice-presidente da RAS e diretor da Faculdade de Química da MSU; Alexander Korolev, cônsul da Rússia no Rio de Janeiro; Andrey Putyatin, conselheiro do diretor científico da Faculdade de Química da MSU; e Yulia Gorbunova, da RAS.
Durante o encontro, foi reiterado o interesse mútuo em desenvolver ações de formação especializada (capacity building) em áreas estratégicas do setor nuclear, como gerenciamento de rejeitos radioativos, materiais naturalmente radioativos (NORM), radioquímica e radiofarmácia, com possibilidade de ampliação para outras áreas de interesse comum. A proposta de cooperação poderá assumir formato triangular, envolvendo também a China, ou integrar uma iniciativa ampliada com países do grupo BRICS+.
A visita dos representantes russos ao Brasil ocorreu no contexto da Olimpíada Mendeleev de Química, que será realiada em Belo Horizonte, neste mês de maio, e dá continuidade ao diálogo iniciado em 2024, durante o Congresso Internacional Mendeleev de Química Pura e Aplicada, ocasião em que o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN) participou do simpósio BRICS+ sobre Química Nuclear, realizado na Rússia.
Como parte do aprofundamento das tratativas, no dia 7 de maio será realizada uma apresentação no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/CNEN), em Belo Horizonte, conduzida por Andrey Putyatin. O encontro contará com a presença da diretora do CDTN, Amenonia Maria Ferreira Pinto, e do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, Dr. Wilson Calvo.
A apresentação abordará as plataformas de cooperação oferecidas pela MSU e será transmitida online para todas as unidades da CNEN com programas de pós-graduação.
Entre os próximos passos, estão previstas uma reunião interna de alinhamento para definição das áreas prioritárias e modalidades de parceria, tratativas para elaboração de um Memorando de Entendimento (MoU) e encontros presenciais durante eventos internacionais, como a reunião do BRICS em julho, no Rio de Janeiro, e a Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Viena.
O Presidente da CNEN, Francisco Rondinelli, ressaltou a importância do estreitamento da cooperação técnica nuclear no contexto do BRICS, assim como da implementação dos mecanismos de fomento da formação técnica especializada no campo das aplicações socias da energia nuclear.