Notícias
NOTA DE PESAR
CNEN comunica falecimento de Linda Caldas, que deixa legado a uma geração de pesquisadores e alunos extraordinários
A CNEN lamenta o falecimento de Linda Viola Caldas, pesquisadora do Ipen/CNEN, uma referência em metrologia das radiações ionizantes nesta terça, 25 de novembro. Membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, Pesquisadora Emérita do Ipen/CNEN, era graduada em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1971), mestrado (1973) e doutorado (1980) em Física Nuclear pelo mesmo instituto (1973).
A Direção do instituto onde deixou uma legião de admiradores e amigos declarou que “sua paixão pelo ensino refletiu-se em sua atuação como docente, orientadora e presidente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear IPEN/USP, onde formou inúmeras gerações de pesquisadores.”
Representa um pioneirismo absoluto pelos trabalhos e pela visibilidade que trouxe para sua área de atuação e para a ciência nuclear brasileira, participando de eventos e fóruns de divulgação, com maestria, de forma criteriosa e singular. Sua gentileza, dedicação absoluta, espírito de colaboração, compromisso e excelência na produção científica vão permanecer no legado que esta gigante da ciência deixou na instituição, nos alunos e amigos que conquistou.
Nossa profunda solidariedade aos familiares, amigos e a todos os profissionais que tiveram o privilégio e a honra de conviver com a Dra Linda Caldas.