Notícias
COOPERAÇÃO
CNEN assina memorando para ampliar cooperação em gestão de rejeitos radioativos
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) firmou na última quarta-feira, 19 de novembro, um Memorando de Entendimento (MoU) com a China National Nuclear Corporation Overseas Ltd. (CNOS) sob a égide da China National Nuclear Corporation (CNNC), consolidando uma parceria estratégica destinada a fortalecer a proteção ambiental nuclear e a gestão de rejeitos radioativos no Brasil.
O documento estabelece o compromisso das instituições em cooperar de forma ampla e contínua nas áreas de tratamento, transporte e disposição de rejeitos, proteção radiológica e capacitação de pessoal. A iniciativa abre espaço ainda para o compartilhamento de experiências, desenvolvimento tecnológico conjunto e fortalecimento de práticas de segurança nuclear alinhadas aos padrões internacionais.
O presidente da CNEN Francisco Rondinelli Júnior afirmou que, ao aproximar o Brasil de uma das maiores empresas do setor nuclear mundial, “criamos oportunidades para inovação tecnológica, elevação de padrões técnicos e expansão da expertise nacional em segurança e proteção ambiental nuclear”.
O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, Wilson Aparecido Parejo Calvo, destacou a expectativa de que sejam estruturados novos estudos, projetos e programas de trabalho que contribuam para o avanço contínuo do setor e para a construção de soluções cada vez mais seguras e sustentáveis para a gestão de rejeitos radioativos no país, em especial ao empreendimento do Centro Tecnológico Nuclear e Ambiental (Centena).
Ambas as partes manifestaram interesse em trocar conhecimentos, realizar treinamentos, organizar missões técnicas e promover ações educativas que ampliem as competências de especialistas brasileiros e chineses na área nuclear. Essa cooperação permitirá ao Brasil acessar práticas consolidadas utilizadas pela China em instalações modernas de tratamento e deposição final de rejeitos radioativos.
O acordo também prevê a possibilidade de intercâmbios mais amplos, incluindo áreas emergentes de interesse comum. As instituições se colocaram à disposição para dialogar e cooperar em temas como o tratamento e deposição de rejeitos NORM (sigla, em inglês, para materiais radioativos de ocorrência natural), tema cada vez mais relevante para setores produtivos, como mineração, petróleo e gás.
Essa abordagem abrangente reforça o entendimento de que a gestão responsável de rejeitos radioativos é fundamental para a proteção ambiental, a segurança pública e o desenvolvimento sustentável da indústria nuclear. Nesse primeiro instrumento de parceria assinado pela CNEN com a CNOS, não há transferência de recursos financeiros, bens ou compensações entre as partes. Toda a cooperação será guiada pela ampliação de capacidades técnicas e construção de soluções inovadoras que possam atender às demandas atuais em gestão de rejeitos radioativos de ambos os países.