Lançamento do Projeto
A Ouvidoria e a Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério das Cidades realizaram em 26 de novembro de 2025, às 15h, o evento online de lançamento do Colaboratório de Escuta e Diálogo.
Por meio da plataforma Teams, o encontro contou com a participação de importantes convidados:
- Leonardo Alamy Martins, Diretor de Proteção e Defesa do Usuário de Serviços Públicos, da Ouvidoria-Geral da União (Controladoria-Geral da União).
- Paulo José Oliveira, Diretor de Participação Social, da Secretaria Nacional de Participação Social (Secretaria-Geral da Presidência).
- Bartiria Lima da Costa, Representante da Sociedade Civil.
O conhecimento e a experiência compartilhados pelos palestrantes reforçaram a importância de três pilares centrais para a construção de políticas públicas mais eficazes: Cidadania; Governança; e Transparência.
Em consonância com o propósito do Colaboratório de Escuta e Diálogo, foram apresentadas e debatidas estratégias focadas em aprimorar e expandir a conexão entre o governo e a sociedade. Essas ações demonstram a aplicação prática do conceito de "Colaboração" e "Escuta" que dá nome ao projeto:
- Criação de Novos Espaços de Diálogo: O Colaboratório nasce para atender a essa demanda estratégica, destacando a necessidade de estabelecer novos canais de escuta que complementem os instrumentos de participação já existentes. O objetivo é buscar um maior alcance junto à base da sociedade, garantindo que o diálogo seja inclusivo e representativo.
- Uso Estratégico do Fala.BR: Reforçando a importância da organização e da transparência, foi discutido o uso da plataforma Fala.BR como ferramenta central. O Colaboratório utilizará o Fala.BR para registrar, tratar e centralizar as demandas da sociedade de forma organizada, transformando a escuta em dados concretos para a gestão pública.
- Capilaridade nos Territórios: O lançamento reforça que o Colaboratório está comprometido com a reconstrução e qualificação da participação social. Isso se traduz na meta de garantir maior capilaridade e efetividade nos territórios, levando o diálogo e a escuta para além da capital e aproximando as políticas públicas das realidades locais.
A iniciativa do Colaboratório de Escuta e Diálogo é um avanço estratégico de escuta ativa com o objetivo de garantir que as políticas públicas se alinhem às necessidades da população, promovendo um ciclo virtuoso de diálogo e colaboração.
Para iniciar suas atividades, o Colaboratório buscará estar presente, inicialmente, nos principais eventos do Ministério (presenciais ou online), com foco em coletar dados e estabelecer o diálogo com os participantes.
Segue abaixo registros desse momento.


