Notícias
Oficina do Ministério das Cidades simplifica processos do Novo PAC para prefeitos
Legenda: Ministério das Cidades quer facilitar o caminho das prefeituras aos recursos do Novo PAC. Foto: JD Vasconcelos/MCid
Brasília (DF) - O Ministério das Cidades abriu a sua participação no terceiro e último dia do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas com uma oficina especial para o Novo PAC. A Secretaria-Executiva detalhou os eixos de atuação do ministério no programa e apresentou um balanço dos projetos selecionados em 2023 e 2024. Um tutorial de como os prefeitos podem integrar a próxima seleção, anunciada na quarta-feira (12), também se destacou.
Em parceria com a Caixa Econômica Federal, os palestrantes detalharam valores dos novos investimentos e simplificaram os caminhos para a contratação de empreendimentos. As prefeituras interessadas em fazer parte da nova seleção do Novo PAC devem se inscrever a partir de 24 de fevereiro.
Para o coordenador-geral de Projetos Estratégicos da Secretaria-Executiva, Felipe Itaborahy, o diálogo com os prefeitos é fundamental para acelerar a gestão dos novos projetos. “Com essa articulação, a gente consegue destravar questões complexas que, muitas vezes, impedem que os contratos sejam executados e que a gente entregue o que os brasileiros esperam”, afirmou.
Ao todo, o Ministério das Cidades vai disponibilizar mais de R$ 40 bilhões para novas moradias e projetos de abastecimento de água, gestão de resíduos sólidos, renovação de frota, esgotamento sanitário nas áreas urbanas, drenagem urbana, contenção de encostas, urbanização de favelas e mobilidade em médias e grandes cidades.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br