Notícias
Curso “Urgência Climática” fortalece prevenção de desastres e alinha municípios brasileiros aos debates climáticos
A chuva intensa pode ser causa de deslizamentos e enchentes nas cidades. Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil
Brasília (DF) - Eventos climáticos recentes demonstram indiscutivelmente a necessidade de intensificar a prevenção de desastres no Brasil e no mundo. Pensando nisso, a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades lançou o curso “Urgência Climática - Implementando Soluções em Territórios Urbanos Vulneráveis” no Portal Capacidades. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 14 de fevereiro. Em processo seletivo, serão selecionadas até dez cidades que atendam aos requisitos estabelecidos no edital do curso.
Destinado a equipes técnicas de municípios brasileiros, o curso busca capacitar profissionais para planejar e executar políticas públicas voltadas aos riscos advindos das mudanças climáticas. A iniciativa foca em regiões que têm enfrentado as consequências de desastres, como deslizamentos, enchentes e outros eventos agravados pelas mudanças climáticas.
Para o secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Tomé Júnior, o curso mostra que a preparação local é a base para a ação global. “A crise climática exige ação urgente, e são as cidades que sentem os impactos mais diretos. Fortalecer as equipes locais para enfrentar esses desafios é um passo essencial para construirmos um futuro mais resiliente e sustentável. Cada ação local faz a diferença na construção de um amanhã mais seguro para todos”, disse.
A capacitação, que será realizada virtualmente, vai além de teorias sobre mudanças climáticas, ao oferecer soluções práticas para problemas locais. Entre as abordagens, estão o uso de infraestrutura resiliente e soluções baseadas na natureza, conceitos que também estarão em destaque nos debates da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 30, por exemplo.
Com a parceria do Lincoln Institute of Land Policy e o apoio da WRI Brasil, a ação do Ministério das Cidades reforça a importância de desenvolver alternativas para promover cidades mais seguras, resilientes e sustentáveis no Brasil.
Acesse o edital do curso “Urgência Climática - Implementando Soluções em Territórios Urbanos Vulneráveis” na íntegra.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br