Notícias
Novo PAC prevê obra para conter desmoronamento do rio Anhanduí
Obras de contenção no Rio Anhanduí, em Campo Grande (MS), visam combater a erosão das margens e melhorar a infraestrutura urbana, beneficiando a população e preservando o ambiente local. Crédito: Agência de Notícias MS.
Campo Grande (MS) - As obras que prometem dar uma solução definitiva para os problemas de desmoronamento das pistas da Avenida Ernesto Geisel, uma das principais vias de Campo Grande e por onde passa o Rio Anhanduí, previstas no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do governo federal, devem sair do papel. Depois de muitos anos parada a obra será retomada por meio de um financiamento de R$ 150 milhões concedido à Prefeitura de Campo Grande.
A Portaria Mcid 765, assinada pelo ministro das Cidades, Jader Filho, que divulga o resultado do processo de seleção de propostas da modalidade Eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes, Subeixo Prevenção a Desastres - Drenagem Urbana, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento - Novo PAC, inclui a obra em Campo Grande.
O projeto prevê a construção de paredões de gabião no trecho do rio entre a Rua do Aquário e a Avenida Manoel da Costa Lima. Também será feito o serviço de controle do canal do rio, com escadarias, dissipadores e obras pontuais para controle da água da chuva, para evitar que o extravasamento chegue aos bairros e cause enchentes. Além disso, esse projeto também prevê o recapeamento da avenida e a instalação de áreas de convivência, com quadras de esportes, pista de caminhada e ciclovia.
A licitação deverá ser lançada após a aprovação da CAIXA e do Legislativo para que o empréstimo seja realizado pelo município.
As intervenções de infraestrutura no Novo PAC envolvem a terceira etapa do projeto de obras para prevenção a desastres no Fundo de Vale do Rio Anhanduizinho, que permeia importante área urbana do município de Campo Grande”.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br