Notícias
Ministério das Cidades entrega 21 moradias rurais em Abaetetuba (PA)
Graciele Sousa dos Anjos, o marido Vamildo Perreira e a filha do casal, Camila Pereira recebem sua nova casa em Abaetetuba. Crédito: Lucas Lima.
Abaetetuba (PA) - Durante a entrega de moradias, neste domingo (08/02) do programa Minha Casa, Minha Vida Rural em Abaetetuba (PA), a história da família da lavradora Graciele Sousa dos Anjos, de 28 anos, simbolizou o impacto da política habitacional do Governo Federal. Após anos morando em uma casa emprestada e ouvindo que o sonho da casa própria nunca se realizaria, a família recebeu as chaves da nova moradia. “Com muita fé, o dia chegou”, resumiu Graciele.
A agenda marcou a entrega de 21 moradias do Minha Casa, Minha Vida Rural localizadas na Rodovia PA-151, KM 14 do município. Do total, 15 unidades habitacionais integram o Empreendimento Miguel Pereira, e 6 moradias fazem parte do Empreendimento Camurituba, beneficiando famílias de comunidades rurais da região por meio da Entidade Instituto Cabanos da Amazônia (ICA).
O ministro das Cidades, Jader Filho, visitou a casa da família, construída em 60 dias pelo esposo de Graciele, o pedreiro Vamildo Pereira, de 54 anos. Profissional da construção civil, ele participou diretamente da execução do imóvel.
“Eu trabalho com amor na minha profissão. Construir a casa da minha família não tem explicação. O amor foi em dobro e, quando eu estava terminando a construção, me emocionei muito”, contou.
A filha do casal, Camila Pereira, de 10 anos, também celebrou a conquista da nova casa.
“Eu estou muito feliz, porque é uma coisa que eu sempre sonhei. Muito tempo atrás, eu não tinha casa, e isso era muito ruim. E, com fé em Deus, eu consegui”, afirmou.
A prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho, destacou a importância da política habitacional para a dignidade das famílias e para a saúde mental, especialmente de mulheres e crianças.
“A falta de uma casa afeta diretamente a saúde mental, principalmente das crianças e das mulheres. É a preocupação no fim do mês, se vai ter dinheiro para pagar o aluguel, o medo de perder o lugar onde se vive”, afirmou.
A prefeita também agradeceu ao ministro pelo trabalho desenvolvido no estado.
“Em nome das mulheres abaetetubenses e das mães do nosso município, quero agradecer esse trabalho lindo que tem nos enchido de orgulho. O Pará inteiro reconhece e se orgulha desse trabalho”, completou.
Segundo o ministro Jader Filho, o Minha Casa e Minha Vida Rural é uma das ações mais importantes do Governo Federal para levar dignidade às famílias que vivem em áreas mais afastadas.
“O Minha Casa e Minha Vida Rural tem sido uma das ações mais importantes para garantir dignidade às famílias que moram nas vilas e nas regiões mais longínquas. Levar banheiro digno é levar saúde. Saneamento é saúde”, destacou.
O ministro reforçou ainda que Abaetetuba é um dos municípios mais atendidos pelo programa no estado, com mais de 1.400 unidades habitacionais entre novas moradias e empreendimentos com obras retomadas.
Durante a agenda, Jader Filho aproveitou e fez um chamamento para que entidades e gestores municipais realizem a inscrição e a habilitação de novos projetos do Minha Casa, Minha Vida Rural até o próximo dia 10, para ampliar o acesso à moradia em todo o estado e no País.
Investimentos do Ministério das Cidades em Abaetetuba
Somente em 2025, o Ministério das Cidades contratou 277 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida Rural em Abaetetuba, com investimento total de R$ 20,7 milhões. Ao todo, o município conta com R$ 148,5 milhões em investimentos do Ministério, que abrangem ações nas áreas de habitação, saneamento básico, regularização fundiária e sustentabilidade urbana.
As iniciativas reafirmam o compromisso do Governo Federal com a redução do déficit habitacional e a promoção do desenvolvimento urbano e rural sustentável em todo Brasil.
TIRE SUAS DÚVIDAS!
Para informações sobre como aderir ao programa Minha Casa, Minha Vida, entre em contato pelo telefone: (61) 3314-6624.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br