Notícias
Cidades realiza novo ciclo de debates sobre mudanças climáticas
Crédito: JD/MCID
Destaque da COP30, o Projeto AdaptAÇÃO continua a ser debatido Brasil afora. Está sendo realizada a “Oficina Local: Adaptação dos Instrumentos de Política Urbana”, na Universidade de Brasília (UnB) nesta segunda-feira (24) se estendendo até amanhã.
O encontro debate os desafios de incorporar a agenda climática aos instrumentos de política urbana, com foco em práticas de planejamento que considerem riscos, impactos e estratégias de adaptação nas cidades brasileiras.
A iniciativa é integrante do projeto, coordenado pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SNDUM) do Ministério das Cidades em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, envolvendo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – INCT Observatório das Metrópoles.
Em novembro, ocorreram debates em Aracaju (SE), São Luís (MA), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Natal (RN), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Goiânia (GO).
O diretor do Departamento de Adaptação das Cidades à Transição Climática e Transformação Digital da SNDUM, Yuri Della Giustina, destacou a urgência do tema, especialmente após a conferência internacional realizada em Belém.
“O projeto lança uma semente sobre transformação climática e seus efeitos sobre as cidades brasileiras, um desafio a ser enfrentado. Voltei agora da COP 30 e foram duas semanas onde ficamos imersos no assunto. E o calor que fazia em Belém pode ter passado um recado para o mundo de que alguma coisa precisa ser feita e nós, Ministério das Cidades, estamos fazendo.”
O debate reforça a necessidade de repensar práticas e instrumentos urbanísticos, fortalecendo políticas que integrem meio ambiente, clima e desenvolvimento urbano.
A coordenadora-geral de Adaptação das Cidades às Mudanças Climáticas da SNDUM, Raquel Furtado, também ressaltou a importância da mudança de perspectiva.
“Precisamos olhar também para a adaptação climática mais do que para a sustentabilidade. É importante enxergar esse lugar do clima, além do meio ambiente.”
Projeto Adaptação
O AdaptAÇÃO tem como objetivo integrar à política urbana estratégias de adequação à mudança do clima, oferecendo técnico a equipes municipais, com participação da sociedade civil e instituições acadêmicas.
Durante a COP, foram anunciados os 69 municípios selecionados para receber assistência especializada do projeto. O Ministério das Cidades fornecerá suporte para aprimorar instrumentos locais de política urbana, incorporando critérios e soluções voltadas à adaptação climática.
Também foi lançada durante a COP, uma cartilha de orientação para estados e municípios, abordando como o risco climático afeta as cidades e como incorporá-lo de forma prática e estratégica no planejamento urbano.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br