Notícias
COP30: Projeto AdaptAÇÃO será apresentado em Belém
As chuvas intensas são exemplos do que impactos da mudança do clima. Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil.
O Projeto AdaptAÇÃO, desenvolvido pelo Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SNDUM), será apresentado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que acontece de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA).
A iniciativa, realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), busca incorporar a adaptação climática às políticas de planejamento urbano. O projeto vai oferecer assistência técnica a municípios na elaboração ou revisão de instrumentos de planejamento urbano que considerem o risco climático.
O AdaptAÇÃO integra ciência, gestão pública e participação social para fortalecer a resiliência climática das cidades. Serão selecionados 50 municípios, contemplando todas as regiões do país e priorizando territórios e populações mais vulneráveis, em especial periferias, mulheres e pessoas negras, princípios alinhados com o conceito de justiça climática.
Iniciativas em campo
O Projeto AdaptAÇÃO está promovendo uma série de oficinas e encontros regionais que aproximam governos locais, universidades e comunidades do debate sobre a importância do planejamento urbano na adaptação climática.
A partir desta segunda-feira (3), o projeto dá continuidade às suas atividades nas regiões Nordeste e Sudeste. No dia 6 de novembro, ocorre em Aracaju (SE) a oficina “Instrumentos de Política Urbana e Adaptação Climática”, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Nos dias 7 e 8, será a vez de Belo Horizonte (MG) sediar o VI Fórum Metropolitano de Desenvolvimento: AdaptAÇÃO, Governança e Justiça Climática, na Escola de Arquitetura da UFMG.
Durante o mês de novembro, o projeto também deve passar por São Luís, João Pessoa, Curitiba, São Paulo, Goiânia, Brasília, Fortaleza, Natal e Baixada Santista, pensando em ampliar o debate sobre políticas urbanas voltadas à resiliência climática.
Compromisso brasileiro com a adaptação climática
Na COP30, o Projeto AdaptAÇÃO será apresentado como um exemplo do compromisso do Brasil com a adaptação climática urbana. O programa destaca a inovação institucional e técnica da política urbana nacional, com ações voltadas ao fortalecimento da capacidade local de planejamento, à governança colaborativa e à participação de grupos vulneráveis.
Entre seus eixos principais, o Projeto AdaptAÇÃO visa promover o planejamento territorial e urbano integrado, incorporando o risco climático aos instrumentos de gestão municipal; o fortalecimento institucional e a capacitação técnica para que a adaptação seja incorporada às políticas urbanas; e a participação social com governança colaborativa, garantindo o envolvimento das comunidades mais expostas aos impactos da crise climática.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br