Notícias
Solidariedade, igualdade e sustentabilidade na prevenção de risco a desastres
Foto: T.T. Makhubele
Estratégias de prevenção a desastres naturais e de adaptação às mudanças climáticas foram compartilhadas por representantes de diversos países durante evento na Cidade do Cabo, na África do Sul, entre 8 e 13 de outubro.
Os debates ocorreram no âmbito do Grupo de Trabalho de Redução de Risco de Desastre (GT RRD) do G20, e antecede o que será compartilhado na COP30 - a ser realizada entre 10 e 21 de novembro na cidade de Belém, no Pará.
Na arena internacional foram discutidas a relevância de desenvolver estratégias sustentáveis e de baixo carbono que reduzam os riscos e os impactos dos desastres na direção da adaptação climática. As Soluções Baseadas na Natureza (SBNs) é uma dessas possibilidades e foi tema dos eventos técnicos.
Os pilares dessa política inovadora no Ministério das Cidades foram apresentados pela coordenadora-geral de Articulação Samia Sulaiman, da Secretaria Nacional de Periferias. Segundo ela, "as SbN não trazem apenas uma inovação sociotécnica para redução de risco de desastre alinhada a serviços ecossistêmicos, possibilitam, também, enfrentar a desigualdade social, a exclusão territorial e o racismo ambiental".
COP30
Os países membros e instituições presentes foram convidadas para estarem na COP30 em Belém e apoiarem o Plano de Aceleração de Soluções em desenvolvimento pelo MCID e o Ministério de Igualdade Racial. “Nosso objetivo é fortalecer o compromisso internacional com a justiça social e territorial frente ao racismo ambiental como agenda climática, orientando ações para as comunidades mais vulneráveis até 2028”, reforçou a coordenadora.
Para o coordenador Ian Seixas, da Assessoria Internacional, essa participação garante a coerência das pautas defendidas pelo governo brasileiro e pelo Ministério das Cidades, como adaptação e resiliência das cidades, justiça urbana, governança multinível, em diversos fóruns internacionais, sobretudo com a aproximação da COP30 em Belém.
Resiliência para todos
A delegação brasileira foi composta pelos ministérios das Cidades e da Integração e Desenvolvimento Regional, que trabalharam juntos na negociação do texto da declaração ministerial do GT RRD do G20 sobre o título "Resiliência para Todos: Fortalecendo a Redução do Risco de Desastres por meio da Solidariedade, Igualdade e Sustentabilidade", disponível neste link.
A declaração foi aprovada nesta segunda-feira, dia 13, Dia Internacional de Redução de Riscos de Desastre.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br