Notícias
Congresso Sanea Brasil reúne especialistas em Petrolina
Autoridades e especialistas globais em saneamento irão se reunir em Petrolina, Pernambuco, para o II Sanea Brasil, o Congresso Internacional de Saneamento Rural, marcado para 29 a 31 de outubro, no Cinetreatro da UNIVASF. Evento paralelo que antecede a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em Belém, o encontro gratuito conta com apoio técnico do Ministério das Cidades e irá debater o tema “Mudanças Climáticas: um novo desafio para o saneamento rural”.
Organizado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), o congresso tem como objetivo central reunir conhecimentos e debates para avançar na universalização dos serviços de saneamento até 2033, alinhado ao Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com atenção às populações rurais e vulneráveis.
“O II Sanea Brasil será um marco estratégico para o avanço do saneamento rural. O evento irá articular ciência, governo, sociedade civil e setor privado em sintonia com os compromissos globais do Brasil diante das mudanças climáticas”, reforçou o diretor de saneamento rural da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Flávio Gomes Júnior.
A abertura oficial será na quarta-feira (29), às 19h30, com atividades até sexta-feira (31). A programação completa inclui visitas técnicas, minicursos, painéis temáticos, apresentação de trabalhos orais e palestras. O secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leonardo Picciani, estará presente, assim como a consultora jurídica do Ministério das Cidades, Fernanda Morais, e mais especialistas da pasta.
A expectativa é dar foco para os milhões de brasileiros no meio rural ainda sem acesso à água potável e tratamento de esgoto, além de fortalecer o protagonismo do Brasil na COP 30. Por isso, os resultados esperados vão poder disseminar boas práticas e inovações, estimular parcerias público privadas e acadêmicas, apoiar as políticas públicas de saneamento rural e consolidar as estratégias resilientes frente às mudanças climáticas.
Interessados em participar do Congresso II Sanea Brasil poderão se inscrever de maneira gratuita até o limite de vagas disponíveis e os presentes receberão um certificado. A inscrição ainda está disponível aqui.
A atenção ao atendimento para comunidades rurais é um dos principais compromissos do Ministério das Cidades e do governo federal. A primeira etapa do Novo PAC destinou R$ 400 milhões em recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para investimentos no Eixo Água Para Todos, que contemplou 247 propostas voltadas à ampliação do acesso à água em comunidades rurais.
Em 2025, foi aberto o novo processo seletivo para a modalidade de abastecimento de água em áreas rurais, atualmente em fase de análise, com previsão de mais R$ 400 milhões de investimento.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br