Notícias
Municípios têm até 21 de outubro para se inscrever no Projeto AdaptAÇÃO
Fernando Frazão/Agência Brasil.
Os municípios brasileiros ainda têm a oportunidade de participar do Projeto AdaptAÇÃO. A iniciativa busca fortalecer a capacidade local de enfrentar os desafios impostos pela crise climática. O prazo de inscrições se encerra no próximo dia 21 de outubro, e o cadastro das equipes pode ser feito pelo link. Serão selecionadas 50 propostas de cidades e consórcios públicos que receberão apoio técnico do Ministério das Cidades para planejar melhor seus territórios e promover um desenvolvimento urbano mais resiliente e sustentável.
Fruto de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, do Ministério das Cidades, e a UFRJ, por meio do IPPUR e do Observatório das Metrópoles, o projeto oferece assessoria especializada para aprimorar instrumentos de política urbana, como zoneamento, regularização fundiária e estudos de impacto de vizinhança. O objetivo é transformar conhecimento técnico em ações concretas que melhorem o cotidiano das pessoas nas cidades.
O AdaptAÇÃO também se destaca por promover inclusão e diversidade. O edital valoriza a presença de mulheres, especialmente negras e indígenas, em posições de liderança, e leva em conta indicadores sociais, ambientais e regionais para garantir equilíbrio e representatividade na seleção. A ideia é que o enfrentamento às mudanças climáticas comece pelas pessoas e pelos territórios mais vulneráveis.
Além da seleção dos municípios, o projeto pretende deixar um legado de aprendizado e cooperação. Serão produzidos guias metodológicos, materiais de formação para gestores e um repositório de experiências municipais, criando uma rede de conhecimento sobre adaptação urbana.
Confira a live que tirou dúvidas sobre o edital do Projeto AdaptAÇÃO abaixo:
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br