Notícias
“Se essa rua fosse minha” terá apoio do Ministério das Cidades
A diretora Cristiana Scorza (com o documento, ao centro) ao lado do presidente da CBIC, Renato Correia. Crédito: CBIC/Divulgação.
Brasília (DF) - Uma nova parceria será firmada entre o Ministério das Cidades e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), para implementar o projeto "Se essa rua fosse minha", que visa transformar as ruas brasileiras em espaços mais seguros, acessíveis e sustentáveis. O convite para formalizar a nova parceria foi realizado em meio ao 100º Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC), em São Paulo.
A diretora de Estruturação de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades, Cristiana Scorza, entregou uma proposta de cooperação à CBIC, reforçando o interesse do Governo Federal em colaborar com o setor privado para promover melhorias na infraestrutura urbana. “Queremos estabelecer essa parceria para transformar as ruas das nossas cidades”, disse Cristiana.
A diretora citou, ainda, o Pró-Cidades como uma das possíveis fontes de financiamento para projetos de desenvolvimento urbano. Atualmente, por meio do programa, o Ministério das Cidades disponibiliza R$ 1,6 bilhão por ano para o financiamento de projetos integrados de reabilitação ou modernização tecnológica de perímetros urbanos.
Com juros mais baixos e prazos para pagamentos mais longos, o Pró-Cidades é uma alternativa às prefeituras na implantação das políticas públicas de prevenção de desastres. O prazo de carência é de 48 meses e o pagamento pode ser feito em até 20 anos.
O projeto "Se essa rua fosse minha" foi desenvolvido pela Comissão de Infraestrutura da CBIC, em conjunto com o coletivo CBIC Jovem. A ideia é garantir que as ruas das cidades brasileiras ofereçam saneamento, segurança, conforto e acessibilidade para todos os cidadãos, independentemente de gênero, idade ou condição econômica.
“O ‘Se essa rua fosse minha’ é um projeto inovador e será a marca da nossa gestão neste mandato”, afirmou Renato Correia, presidente da CBIC, que recebeu o documento do Ministério das Cidades. “A rua é a primeira coisa que a gente encontra quando sai de casa e queremos ter a mesma sensação quando saímos do nosso lar, de segurança, de lazer, de conforto”, finalizou.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br