Notícias
Giro Brasil: confira as conferências municipais da semana
Rio de Janeiro é um dos estados com maior engajamento de municípios na etapa de conferências municipais. Crédito: Prefeitura Municipal de Areal.
Passo fundamental na preparação para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, as etapas municipais continuam em atividade pelo Brasil, reunindo a sociedade civil e o poder público em busca de união em prol de cidades melhores. Os eventos promovem o debate e a formação de propostas sobre políticas urbanas eficientes para o desenvolvimento de municípios mais inclusivos, democráticos, sustentáveis e com justiça social.
O engajamento nas conferências está tomando conta de diversas regiões do país. Na última semana, foram realizados os encontros em locais como Xanxerê, em Santa Catarina, Pedreira, em São Paulo, e Itaocara e Areal, ambos no Rio de Janeiro.
A terra fluminense, inclusive, é um dos estados com maior destaque na fase municipal, com 85% dos municípios já tendo as reuniões agendadas ou realizadas.
“A realização das conferências são momentos essenciais de colaboração cidadã para o planejamento urbano, fortalecendo o diálogo entre o poder público e a sociedade. Estamos empenhados e engajados, dando todo suporte com nossa equipe técnica, para realizar o máximo de conferências em nosso estado, sob a liderança do governador, para fazer o Estado do Rio um dos protagonistas na etapa nacional”, disse o Secretário de Estado das Cidades do Rio de Janeiro, Douglas Ruas.
Retrato do empenho é que nesta semana irão ocorrer mais quatro conferências municipais no estado, em São José de Ubá (8), Resende (10), Porto Real (10) e Casemiro de Abreu (11). A agenda segue agitada também pelo país, com agendamentos em Cascavel (PR), Gravatal (SC), Garopaba (SC), Laguna (SC) e Osasco (SP).
Até o fim do mês, ainda serão realizadas as conferências em Iguaba Grande (RJ), Foz do Iguaçu (PR) e mais. De acordo com o novo calendário, os municípios têm até 30 de junho para a realização das reuniões, enquanto as estaduais podem ser até 31 de agosto e a nacional será em outubro.
A Conferência Nacional das Cidades é precedida pelas etapas preparatórias nos municípios, estados e Distrito Federal, que servem para consolidar as propostas feitas pela sociedade civil para desenvolver as políticas públicas urbanas. A fase nacional coloca em perspectiva a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) em busca de cidades mais inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social.
Apesar de todos os estados, inclusive o Distrito Federal, já terem convocado as suas conferências, nem todos possuem a data do evento agendada. A situação é ainda mais crítica em nível municipal, onde os novos gestores, empossados recentemente, ainda precisam se apropriar do processo e sua importância para organizar as conferências nos municípios.
Veja aqui como realizar uma conferência municipal na sua cidade e o recado sobre as novas datas.
Baixe aqui as instruções para realizar uma conferência em sua cidade.
Confira aqui vídeos explicativos sobre como fazer e participar das conferências municipais.
Leia mais notícias sobre a Conferência Nacional das Cidades e suas etapas.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br