Notícias
Fortalecimento da Estrutura Organizacional: Ministério das Cidades apresenta proposta para sua reestruturação ao Ministério da Gestão
Brasília (DF) - O Ministério das Cidades é responsável pelas principais Políticas Públicas no âmbito no Novo PAC. Essa é a avaliação do ministro substituto, Helder Melillo, que apresentou a estrutura da pasta ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Melillo, que é Secretário Executivo do Ministério, defendeu o fortalecimento de sua estrutura ministerial frente aos grandes desafios que são desenhados para 2025.
Durante reunião com a equipe do Ministério da Gestão, o ministro substituto, junto com sua equipe técnica, ressaltou a importância das ações desenvolvidas nos últimos 18 meses.
"O Ministério das Cidades, com orçamento anual em torno de R$20bi, atua, por meio de suas Secretarias Finalísticas, nas áreas de Habitação, Mobilidade Urbana, Saneamento Ambiental, Urbanização de Assentamentos Precários e Desenvolvimento Urbano. Está sob nossa tutela programas desafiadores, como o Minha Casa, Minha Vida que hoje se tornou uma marca sólida para o Brasil, sendo reconhecida internacionalmente”, disse.
Diante dos grandes impactos gerados pelas mudanças climáticas, o Ministro Substituto ressaltou a importância da criação da Diretoria de Sustentabilidade e Articulação que estará ligada diretamente à Secretaria-Executiva da Pasta.
Por fim, ele citou as ações criadas para apoio aos gestores estaduais e municipais, como o CapaCidades, programa para capacitação técnica de agentes públicos nas três esferas de governo e de agentes sociais para que consigam auxiliar na implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br