Notícias
Engenheiros e pesquisadores compartilham conhecimento sobre prevenção a desastres climáticos
Brasília (DF) - Ideias e ações para reduzir os riscos de desastres climáticos foram debatidos no XXI Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (Cobramseg 2024), que aconteceu entre os dias 24 e 27 de setembro, em Balneário Camboriú (SC). A Secretaria Nacional de Periferias (SNP), do Ministério das Cidades, participou da mesa-redonda que teve como tema “Taludes - Estabilidade de Encostas: Mapeamento e Ações”.
O objetivo foi apresentar as iniciativas e políticas públicas da secretaria voltadas à redução de riscos e desastres em periferias brasileiras, promovendo um diálogo estratégico com representantes do setor de geotecnia, universidades, centros de pesquisa e empresas.
A mesa foi mediada por Roberto Quental Coutinho (UFPE-ABMS) e contou com a participação dos debatedores Pedro Henrique Lopes Batista (SNP), Vitor Pereira Faro, Mauricio Ehrlich (UFRJ) e Lilian Maier Swinka (Fugro).
O engenheiro Vítor Pereira Faro, presidente da comissão organizadora do Cobramseg 2024, destacou que esta edição do congresso reuniu renomados profissionais nacionais e internacionais da área de geotecnia. “Convido universidades, empresas e estudantes a se inscreverem, aproveitando as condições especiais para grupos, que podem ser conferidas em nosso site”, enfatiza.
O evento ofereceu uma programação extensa, com palestras de especialistas de renome. Entre os destaques estão Ennio Marques Palmeira (UnB), que abordou o uso de geossintéticos no meio ambiente; Harry Poulos (U. Sydney), referência em fundações de edifícios altos; e António Viana da Fonseca (U. Porto - FEUP), que discutiu o uso combinado de ensaios de campo e laboratório.
Além das palestras, o Cobramseg 2024 contou com uma feira com mais de 60 expositores, oferecendo oportunidades de networking entre profissionais e estudantes da área. A lista de temas abordados foi extensa: geossintéticos, mecânica das rochas, infraestrutura e mineração, proporcionando uma visão abrangente das tendências e inovações no campo da geotecnia.
O próximo Cobramseg deve acontecer em julho de 2026 com sede em Brasília/DF.
Sobre a Secretaria Nacional de Periferias (SNP)
Criada pelo Decreto nº 11.468, de 5 de abril de 2023, a Secretaria Nacional de Periferias tem como missão reduzir as desigualdades socioespaciais nas periferias brasileiras. Entre suas principais atribuições estão a formulação de políticas públicas, coordenação de programas habitacionais, parcerias para o desenvolvimento sustentável, monitoramento e avaliação de projetos e a assistência técnica para a promoção de melhorias nas áreas periféricas.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br