Notícias
DECISÕES SG/CADE
Superintendência-Geral do Cade recomenda condenação por cartel internacional no setor de peças automotivas
Nesta segunda-feira (08/12), a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) recomendou a condenação de quatro pessoas por participação em um cartel internacional no mercado de sistemas de segurança para veículos, com efeitos no Brasil.
Esses sistemas, conhecidos como Occupant Safety Systems (OSS), são dispositivos automotivos que protegem os ocupantes em caso de colisões ou situações de risco. Eles incluem airbags, cintos de segurança e outros componentes que trabalham juntos para reduzir lesões e aumentar a sobrevivência.
De acordo com a SG/Cade, o grupo atuou de forma coordenada para combinar preços, dividir clientes e trocar informações sensíveis, prejudicando a concorrência. Trata-se do último processo em instrução relacionado a condutas colusivas internacionais, com impactos no Brasil, que afetaram diversos mercados de peças de automóveis. As práticas ocorreram, pelo menos, entre 2005 e 2011.
O processo agora segue para análise do Tribunal do Cade, que designará um conselheiro-relator para decisão final. Se condenados, os responsáveis podem pagar multa de até 20% do valor aplicado à empresa.
Para mais detalhes, acesse o processo administrativo nº 08700.002938/2017-35.