Planejamento Estratégico
O Plano Estratégico do Cade é o documento que reflete de forma clara a estratégia institucional da autarquia para um período de quatro anos, contemplando o propósito, a missão, a visão, os valores, os objetivos, os indicadores, as metas e os projetos estratégicos.
A metodologia aplicada combina elementos de dois métodos consagrados de gestão estratégica: o Balanced Scorecard (BSC) e os Objetivos e Resultados-Chave (OKR). Para o ciclo de 2025 a 2028, essa integração metodológica permitiu a definição de dez objetivos estratégicos claros, mensuráveis e voltados para resultados concretos, assegurando a conexão entre as aspirações institucionais e a entrega efetiva de valor público.
A construção do Plano Estratégico é participativa e orientada pelos princípios de foco (priorização do que é essencial), legitimidade (reconhecimento e validação dos atores envolvidos), coerência metodológica (adoção de métodos alinhados à realidade institucional) e clareza e simplicidade (estruturação do plano com poucos e assertivos elementos estratégicos), assegurando a robustez, a aplicabilidade e a aderência do planejamento aos desafios e oportunidades que se apresentam para o Cade.
O mapa estratégico é uma representação visual e lógica da estratégia institucional. Ele estabelece a conexão entre os direcionadores estratégicos (missão, visão, propósito e valores) e os objetivos organizacionais, distribuídos em diferentes perspectivas que refletem os principais vetores de criação de valor público.
A estratégia está alinhada ao Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, por meio do Programa 5115 - Promoção do Acesso à Justiça e da Defesa dos Direitos, do Ministério da Justiça, que tem como objetivo: “Fortalecer o acesso à justiça e a promoção e defesa dos direitos das pessoas, com ênfase em grupos sociais vulnerabilizados".
Adicionalmente, o Plano Estratégico do Cade está alinhado com a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Endes 2020-2031), em seu eixo econômico, com vistas a ampliar a competitividade do Brasil de forma a se aproximar das economias desenvolvidas e aumentar a produtividade da economia brasileira.
Os pontos específicos de alinhamento são:
1.3.2. Desafio: aumentar a produtividade da economia brasileira.
Dinamizar o sistema de propriedade industrial do País para fomentar ativos tangíveis e intangíveis, tais como patentes, marcas, cultivares, desenhos industriais e software, entre outros, com vistas à proteção da propriedade intelectual e à defesa da concorrência.
2.3.2. Desafio: ampliar a competitividade do Brasil de forma a se aproximar das economias desenvolvidas.
Atualizar e aperfeiçoar os marcos regulatórios dos diversos setores, buscando a coerência normativa no arcabouço legal e infralegal, o incentivo à eficiência de mercado pautada por elevados padrões éticos, o aumento da segurança jurídica nas relações públicas e privadas e a melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade.
Missão
Promover e proteger a livre concorrência, contribuindo para um ambiente competitivo em prol da sociedade brasileira
Visão
Ser protagonista no Brasil e no mundo na promoção da concorrência, atuando de forma inovadora, ágil e colaborativa
Valores
• Excelência
• Indepedência
• Inovação
• Diversidade
• Integridade
• Transparência