Notícias
ESTUDOS E PUBLICAÇÕES
Revista de Direito Econômico passa a integrar acervo digital da RDC
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) disponibilizou, em formato digital, treze edições da Revista de Direito Econômico — periódico que antecedeu a Revista de Defesa da Concorrência (RDC). Os exemplares físicos, referentes aos números 21 a 31 e 33, foram cedidos à autarquia pelo conselheiro Carlos Jacques.
Publicadas entre 1995 e 2002, as edições tiveram como editores-chefes o ex-conselheiro Edison Rodrigues Chaves e os ex-assessores Marcelo Nishimito e Adriano Candido Stringhini. Em 2024, por meio do Serviço de Informação e Documentação do Cade, os volumes foram digitalizados e incorporados à plataforma eletrônica da RDC (Open Journal Systems – OJS), utilizada atualmente para a publicação da revista.
Os números resgatados reúnem contribuições de autores relevantes nas áreas do direito e da economia, como José Del Chiaro Ferreira Rosa, Luiz Fernando Schuartz, José Inácio Gonzaga Franceschini, Lúcia Helena Salgado, Pedro Dutra, Gesner Oliveira, Calixto Salomão, Caio Mário da Silva Pereira Neto e Paula A. Forgioni. Os textos oferecem reflexões significativas sobre a evolução do pensamento jurídico-econômico no Brasil e sobre os fundamentos da política concorrencial adotada no país.
Para o conselheiro Victor Fernandes, editor-chefe da RDC, a iniciativa reforça a preservação da memória institucional e valoriza a produção científica em defesa da concorrência. “A digitalização dessas edições representa um importante resgate histórico e editorial. Além de preservar a memória da produção acadêmica em defesa da concorrência, ampliamos o acesso a conteúdos que ainda hoje contribuem para o debate técnico e jurídico no país”, ressaltou.
As edições já estão disponíveis para consulta na plataforma da Revista de Defesa da Concorrência.