Notícias
CARREIRA E OPORTUNIDADES
Inscrições para a 5ª edição da WiCade estão abertas
Estudantes de direito e economia interessados em aprofundar seus conhecimentos em defesa da concorrência já podem se inscrever na 5ª edição da WiCade, competição de direito concorrencial realizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em parceria com a Rede Women in Antitrust (WIA), que visa incentivar o estudo do direito antitruste por meio de uma simulação prática do funcionamento do Tribunal da autarquia.
As inscrições das equipes podem ser feitas até o dia 7 de julho, por meio do site oficial da competição, onde também está disponível o caso fictício que será analisado pelas equipes participantes.
A competição é dividida em duas fases: escrita e oral. Na primeira, os times devem elaborar memoriais com argumentos jurídicos sobre o caso proposto. Na segunda etapa, as equipes participam de painéis que simulam julgamentos, nos quais defendem suas teses diante de bancas avaliadoras compostas por especialistas da área.
As equipes devem ser formadas por quatro a oito estudantes, sendo exigido que ao menos metade das vagas seja ocupada por mulheres, em consonância com o compromisso da Rede WIA de promover a representatividade feminina no ambiente antitruste. Cada grupo também poderá contar com até dois orientadores.
A fase oral da competição está prevista para ocorrer entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, presencialmente, em Brasília.
Desde sua criação, em 2021, o WiCade tem se consolidado como um dos principais eventos acadêmicos voltados à formação prática em direito da concorrência, reunindo estudantes, profissionais, acadêmicos e autoridades do setor.
Todas as informações sobre regras, cronograma, critérios de avaliação e procedimento de inscrição estão disponíveis no site oficial da competição.
Acesse o edital e saiba mais!
WiCade
O WiCade teve início em 2021 e passou a integrar o calendário de eventos realizados anualmente pelo Cade. A primeira edição da competição ocorreu no formato híbrido e envolveu mais de 120 estudantes. Entre as 16 equipes inscritas, 14 se enfrentaram nas rodadas orais e duas chegaram na final. Além disso, cerca de 80 profissionais, incluindo acadêmicos, advogados, autoridades, servidores e ex-integrantes do Cade, atuaram como conselheiros na disputa.
No último ano, a iniciativa envolveu 15 equipes e mais de 130 participantes voluntários, entre estudantes e profissionais do antitruste. Representantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foram os grandes vencedores.