Notícias
INSTITUCIONAL
Gustavo Augusto assume a presidência do Cade
O conselheiro Gustavo Augusto Freitas de Lima assume, nesta segunda-feira (14/7), a presidência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Augusto ocupará a vaga deixada por Alexandre Cordeiro, em razão do término do seu mandato após quatro anos à frente da autarquia.
O conselheiro, que integra o Tribunal desde abril de 2022, possui sólida formação acadêmica e vasta experiência no serviço público. É graduado em direito e ciências navais, pós-graduado em direito público e mestre em direito, além de ter concluído cursos na Harvard Law School e na Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Procurador federal desde 2006, o novo presidente do Cade atuou como assessor jurídico da presidência da República por cinco anos, período em que exerceu a função de subchefe adjunto de Política Econômica.
Também foi diretor do Departamento de Contencioso da Procuradoria-Geral Federal (PGF), coordenando nacionalmente a atuação contenciosa das procuradorias das autarquias e fundações federais, com atuação direta perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e os Tribunais Superiores.
A definição da presidência permanente da autarquia ocorrerá nos termos da legislação vigente, a partir da indicação oficial pelo presidente da República e subsequente aprovação pelo Senado Federal.