Notícias
DEFESA DA CONCORRÊNCIA
Cade participa de conferência internacional sobre defesa da concorrência
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) marcou presença na 24ª conferência anual da International Competition Network (ICN), realizada na última semana em Edimburgo, na Escócia. O encontro é o principal fórum global voltado à defesa da concorrência e reuniu mais de 140 autoridades de 130 jurisdições, além de representantes não governamentais.
Durante o evento, foram discutidos os principais desafios enfrentados pelas autoridades antitruste no mundo, com destaque para o papel da concorrência no estímulo ao crescimento econômico e o impacto das transformações tecnológicas nos mercados. A programação também buscou fortalecer o diálogo entre os membros da rede e promover boas práticas para uma atuação mais coordenada e eficaz no combate a condutas anticompetitivas.
O presidente do Cade, Alexandre Cordeiro, participou da sessão NGA Engagement e enfatizou a presença da autarquia na conferência. “Esses encontros permitem o intercâmbio de experiências, o alinhamento com boas práticas internacionais e o acompanhamento das principais tendências e desafios enfrentados por autoridades antitruste em todo o mundo”, afirmou.
Os conselheiros Diogo Thomson, Camila Cabral e a economista-chefe da autarquia, Lilian Marques também participaram de painéis sobre a construção de capacidades para o futuro, tendências atuais e sobre as diferentes abordagens para a mesma fusão, abordando o caso Bunge/Viterra.
Na plenária de Compras Públicas e Concorrência, o superintendente-geral do Cade, Alexandre Barreto, apresentou o Guia Prático para Combater Cartéis em Licitações Públicas, desenvolvido pela autarquia. “O Guia vai apoiar gestores na identificação e prevenção de práticas anticompetitivas, sendo estratégias que reduzem os riscos de conluio entre empresas e promovem a integridade nas contratações públicas,” finalizou.