Notícias
DEFESA DA CONCORRÊNCIA
Cade inicia a 45ª edição do PinCade
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) realizou, nesta segunda-feira (19/01), a cerimônia de abertura da 45ª edição do Programa de Intercâmbio do Cade (PinCade).
Nesta edição, 20 estudantes de graduação e pós-graduação, de diferentes regiões do país, participarão, ao longo de quatro semanas, de atividades voltadas à área de defesa da concorrência.
O programa será realizado de forma presencial, no período de 19 de janeiro a 13 de fevereiro. Além da vivência prática nas diversas unidades da autarquia, os intercambistas integrarão o curso aplicado de Defesa da Concorrência, que contará com palestras de capacitação ministradas por técnicos do Cade, professores e autoridades públicas.
A cerimônia de abertura ocorreu esta manhã no plenário da autarquia, com a presença de autoridades e servidores do Cade, que destacaram a relevância do PinCade como iniciativa consolidada de aproximação entre a academia e a atuação institucional.
Na abertura do evento, o presidente do Cade, Gustavo Augusto, ressaltou a relevância do programa, que classificou como um “orgulho para o Cade”, em razão da qualidade técnica e das oportunidades oferecidas. Segundo ele, o intercâmbio tem se mostrado altamente exitoso, com muitos ex-participantes assumindo cargos de destaque na autarquia e no governo federal. “O PinCade é uma vitrine para quem realmente deseja atuar na área de defesa da concorrência”, afirmou.
Joana Buarque, estudante de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), destacou que o intercâmbio será uma oportunidade de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos na graduação. “Estou com muitas expectativas. Além das palestras com profissionais renomados, quero ampliar minha rede de contatos com pessoas que atuam na área”, afirmou.
A estudante contou que a iniciação científica na universidade foi a porta de entrada para o PinCade. “Meu professor me apresentou o programa, me inscrevi, participei do processo seletivo, fui aprovada e agora estou aqui para aprender bastante sobre concorrência”.
Por sua vez, a estudante do curso de Comércio Exterior da Universidade Federal do Pará (UFPA), Massicléia Veríssimo, que já atua na área, falou da importância da representatividade da região Norte no programa. Segundo ela, a participação na iniciativa contribuirá para seu desenvolvimento profissional. Ela reforçou, ainda, o orgulho de representar os estudantes do Pará. “Estar aqui vai me enriquecer profissionalmente. Poder representar o meu estado é uma alegria imensa”.
Após a apresentação, os intercambistas conheceram mais sobre as unidades do Cade e receberam orientações a serem seguidas até o final do programa.
Acesse o site para mais informações sobre o programa e o processo de seleção.
Confira a programação aqui!