Notícias
INSTITUCIONAL
Cade celebra acordo com Cooperativa de Produção e Abastecimento do Vale do Itajaí
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) homologou, durante a sessão de julgamento desta quarta-feira (6/8), um acordo com a Cooperativa de Produção e Abastecimento do Vale do Itajaí (Cooper), por consumar operação antes do aval da autoridade antitruste brasileira, conduta conhecida como gun jumping.
O Procedimento Administrativo para Apuração de Ato de Concentração (Apac) foi instaurado em abril de 2024, a partir de denúncia anônima que noticiou possível consumação prévia de operação de aquisição da empresa Comércio Três Irmãos Ltda., do setor supermercadista, pela Cooperativa de Produção e Abastecimento do Vale do Itajaí, em Santa Catarina.
Após ofício da Superintendência-Geral do Cade (SG/Cade), a Cooper reconheceu a consumação antecipada da operação e voluntariamente notificou a autarquia em dezembro de 2024, resultando no presente ato de consumação.
Em junho de 2025, a Cooperativa apresentou proposta de acordo comprometendo-se ao pagamento de R$ 388.169,33 ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD).
O acordo foi submetido à apreciação do Tribunal Administrativo pelo conselheiro relator Gustavo Augusto, que votou pela homologação da proposta, sendo acompanhado por unanimidade pelo plenário.