Notícias
INSTITUCIONAL
Cade adota metodologia OKR em seu novo ciclo de planejamento estratégico
O Cade lançou, em junho deste ano, seu novo planejamento estratégico para o período de 2025 a 2028. A principal novidade deste ciclo é a adoção da metodologia OKR (Objectives and Key Results – Objetivos e Resultados-Chave), uma ferramenta que alinha metas a indicadores mensuráveis, promovendo maior foco, transparência e engajamento institucional.
O objetivo dessa proposta é trazer uma metodologia de gestão ágil que ajuda a responder a perguntas essenciais, como:
- O que queremos alcançar? (Esse é o nosso objetivo)
- Como sabemos que estamos avançando? (Esses são os nosso resultados-chave)
Os objetivos são sempre inspiradores, enquanto os resultados-chave são sempre mensuráveis, verificáveis e representam os objetivos.
Essa metodologia exigirá uma mentalidade de colaboração entre as unidades com maior transparência e aprendizado continuo. A rotina de monitoramento dos OKRs também será importante, exigindo do Cade uma disciplina trimestral para o acompanhamento contínuo dos resultados, com revisões anuais, que permitirão uma avaliação mais ampla do desempenho. Essa dinâmica contribui para ajustes de rota sempre que fizer sentido, garantindo mais agilidade e coerência na execução da estratégia.
Os OKRs serão aplicados de forma estruturada em diferentes níveis organizacionais, criando uma linha de conexão entre a estratégia institucional e o nível tático, representado pelas unidades. Essa lógica ajuda a garantir que todas as áreas, da alta gestão às equipes técnicas, compreendam com clareza como seu trabalho contribui diretamente para os objetivos maiores da organização.
Com isso, espera-se que os OKRs tragam mais organicidade, foco e disciplina à gestão, favorecendo a obtenção de resultados mais consistentes e alinhados à estratégia institucional.
Assista ao vídeo e saiba mais detalhes!