BR-381/MG
Informações do projeto
Prazo: | 30 anos |
Extensão: | 303,4 km |
Tráfego: | VEQd iário: 212 mil(ano 2) |
Investimento previsto (Capex): | R$ 5,5 bi |
Custos operacionais previstos (Opex): | R$ 3,4 bi |
Taxa Interna de Retorno (TIR): | 11,97% |
Tarifa: | pista simples: R$ 0,18380/km | pista dupla: R$ 0,25732/km |
Alterações do Projeto: | link: Apresentação |
Empregos: | estimam-se 73.588 (diretos, indiretos e efeito-renda) |
Audiência Pública: | link para AP: AP 07/2022 |
Histórico e Estudos do Projeto: | link: Andamento dos Estudos |
Estudos Anteriores: | link: Estudos Anteriores |
Critério de julgamento do leilão: | maior desconto na tarifa + curva de aporte |
O sistema rodoviário BR-381/MG permite a interligação entre estados brasileiros e o escoamento de produtos agrícolas, pecuários, mineração e industriais de matrizes econômicas diversificadas, representando um importante papel do complexo viário brasileiro. A composição atual da malha em estudo abrange total de 303,4 km conforme projeto (304 km de acordo o SNV 01/2022), distribuído no seguinte trecho:
- Rodovia BR-381/MG, com início na ENTR BR-116/451 em Governador Valadares e final na ENTR BR-262 (C) em Belo Horizonte.
O projeto consiste na proposta de concessão para a exploração da infraestrutura e da prestação de serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoração, conservação, implantação de melhorias e manutenção do nível de serviço do trecho que vai da BR-381/MG, trecho com início em Belo Horizonte/MG, no entroncamento com a BR-262/MG (p/ Sabará) até o entroncamento com a BR-116/MG (Governador Valadares/MG).
O trecho apresenta a seguinte composição das faixas de rolamento:
- Pista Simples: 223,83 km;
- Pista Dupla: 79,624 km
Obras – De acordo com o Programa de Exploração da Rodovia (PER), as principais melhorias incluem 27,83 km de duplicação de obras remanescentes e mais 106,44 km de duplicação de novos trechos, visando a ampliação da capacidade. Além disso, está prevista a implantação de quase 83 km de faixas adicionais, 9,7 km de vias marginais, 20 passarelas, 166 pontos de ônibus, 15 passagens de fauna, uma rampa de escape, entre outras.
Atendimento – Também está previsto o atendimento ao usuário da via com Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, atendimento mecânico e atendimento aos demais incidentes na via.
Praças de Pedágio – Estão previstas 5 praças de pedágio distribuídas da seguinte forma:
- Caeté/MG
- João Monlevade/MG
- Jaguaraçu/MG
- Belo Oriente/MG
- Governador Valadares/MG.
Inovações – O projeto desta concessão tem uma série de inovações. Podemos destacar:
- Critério híbrido de julgamento do leilão: menor tarifa + maior outorga
- Tarifa diferenciada para pista dupla e pista simples
- Desconto de 5% para usuários de dispositivos de pagamento eletrônico
- Pontos de parada para caminhoneiros
- Estoque de melhorias, com a possibilidade de execução de obras ao longo da concessão
Outras Informações:
- As informações sobre investimentos previstos para a BR-381/MG podem ser vistas em formato resumido do Power BI por meio deste link.