Notícias
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Aberta consulta pública para incorporação de estratégia DoxiPEP para prevenir sífilis e clamídia após exposição sexual
O Ministério da Saúde, por meio da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), abriu consulta pública para avaliar a ampliação do uso da doxiciclina 100 mg como forma de prevenção após exposição sexual (estratégia Doxi-PEP) na população adulta para combater o avanço da sífilis e da clamídia no Brasil. Interessados(as) tem até 19 de janeiro de 2026 para contribuir.
O Brasil enfrenta um aumento de casos de sífilis. De acordo com o relatório técnico publicado pela Conitec, oferecer essa proteção extra, além do uso de preservativos e testagens, pode ajudar a reduzir a carga da doença em todo o país, beneficiando a saúde pública. Estudos analisados pela Comissão mostram resultados positivos para as populações de maior vulnerabilidade a essas infecções, como homens que fazem sexo com homens e mulheres trans.
Para Pâmela Gaspar, coordenadora-geral de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis, a participação social é importante para a construção de uma resposta efetiva às infecções sexualmente transmissíveis.
“A implementação da Doxi-PEP no SUS é uma resposta estratégica e baseada em evidências para enfrentar o aumento das ISTs bacterianas em populações de maior vulnerabilidade. Nosso objetivo não é apenas oferecer uma proteção individual, mas gerar um impacto coletivo, reduzindo a circulação dessas bactérias no país, sem deixarmos de monitorar as questões relacionadas a resistência aos antimicrobianos", afirma a coordenadora.