Autoteste de HIV
O autoteste de HIV é um insumo que permite que uma pessoa faça a coleta de sua própria amostra (fluido oral ou sangue) e, em seguida, realize a testagem para HIV e interprete o resultado, sozinha ou com alguém em quem confia. Os autotestes representam mais um passo frente aos esforços para aumentar a autonomia do indivíduo, descentralizar os serviços e criar demanda de testagem para HIV entre aqueles não alcançados pelos serviços ou que precisam ser testados com mais frequência devido à exposição contínua ao risco, ou seja, que necessitam fazer testes regulares por estarem mais vulneráveis a contrair o HIV.
Trata-se de um teste feito pela própria pessoa, em casa ou em qualquer lugar que ela se sinta confortável, no momento que preferir, sozinha ou com alguém em quem confia.
O autoteste é uma das ferramentas da estratégia da testagem focalizada para o HIV, e tem como foco ampliar o acesso à testagem, especialmente para populações em situação de maior vulnerabilidade e suas parcerias sexuais. Ele promove o acesso de pessoas que, devido a barreiras estruturais e/ou individuais, não conseguem acessar serviços de saúde convencionais, e, ainda, facilita o acesso à testagem de pares e parcerias de usuários(as) dos serviços, que podem receber esses autotestes e se testarem também.