Este boletim tem o objetivo de descrever os indicadores epidemiológicos e operacionais das pessoas com notificação de início de tratamento preventivo da tuberculose entre 2018 e 2023.
2025
O presente boletim fornece uma avaliação abrangente e atualizada da situação epidemiológica e operacional da tuberculose no país, discute o progresso na resposta à doença em nível nacional, regional e estadual no contexto de compromissos globais e nacionais, e reflete sobre o protagonismo do governo brasileiro, em conjunto com seus parceiros, na agenda internacional de eliminação da tuberculose.
O presente Boletim busca descrever os casos de TB DR notificados no Sistema de Informação de Tratamentos Especiais da Tuberculose (Site-TB), no Brasil, no período de 2013 a 2022. O documento também apresenta, ainda que de forma secundária, o impacto da pandemia de covid-19 sobre esse grupo, trazendo informações estratégicas para gestores(as), trabalhadores(as) da saúde, setores parceiros, pesquisadores(as) e sociedade civil na busca de intervenções compatíveis com os problemas identificados.
Este boletim apresenta um panorama epidemiológico da TB em pessoas privadas de liberdade no Brasil, de 2013 a 2023. Nele, descreve-se o perfil sociodemográfico, clínico e epidemiológico dessas pessoas com TB e analisam-se informações essenciais sobre o desempenho de indicadores operacionais. Também se fornecem dados para ajustar políticas de controle, fortalecer parcerias e melhorar estratégias de prevenção e tratamento.
O objetivo do documento é auxiliar a realização de análises do contexto epidemiológico dos territórios e contribuir para a definição de estratégias de resposta às hepatites virais, com vistas ao alcance das metas pactuadas em nível nacional e internacional.
O Boletim Epidemiológico de Sífilis 2025, publicado pelo Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi), da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde (MS), apresenta uma análise abrangente dos dados mais recentes sobre sífilis adquirida, sífilis em gestantes e sífilis congênita no Brasil.
Em 2025, quando o Brasil completa 40 anos de resposta ao vírus da imunodeficiência humana (HIV) e à síndrome da imunodeficiência adquirida (aids), esta edição do Boletim apresenta uma leitura integrada da epidemia no país, articulando vigilância, cuidado e resultados em saúde. A publicação chega em um momento simbólico, marcado pelo pleito de certificação nacional da eliminação da transmissão vertical do HIV como problema de saúde pública, e busca oferecer uma síntese clara dos principais indicadores de infecção pelo HIV, aids e mortalidade por aids, com a atualização metodológica para assegurar comparabilidade interna e utilidade programática.