Realizando o autoteste
O primeiro passo é ler atentamente a bula. Siga as orientações exatamente como indicado. Essa é a melhor forma para que o teste tenha o desempenho correto.
Em caso de dúvidas sobre o procedimento, o fabricante possui um canal de atendimento por meio de um telefone 0800 disponível na embalagem do produto.
É importante salientar que esse canal está disponível 24 horas por dia, durante 7 (sete) dias por semana e sem custo para o usuário.
O atendente é capacitado para acolher, orientar e encaminhar as demandas do interessado sobre a utilização do autoteste, a interpretação dos resultados e como proceder após a aquisição do insumo.
Se desejar informações complementares, ligue para a Ouvidoria do SUS, no número 136.
O SUS disponibiliza duas opções de autotestes de HIV: um deles utiliza amostras de fluido oral, e o outro utiliza amostras de sangue.
Após realizar o teste:
Verifique se o seu teste é válido
Durante o procedimento, uma linha colorida de controle deve aparecer quando for realizada a leitura do resultado. Se essa linha de controle não surgir, o teste é considerado inválido e deve ser descartado. Um novo teste deve ser realizado.
Possíveis resultados do autoteste válido: “reagente” ou “não reagente”.
Sobre o resultado não reagente (negativo):
Caso o teste seja “não reagente” (negativo), isso significa que o corpo da pessoa não possui anticorpos contra o HIV no momento da testagem. Lembre-se: é sempre bom respeitar o período da janela imunológica, que é de 30 dias.
Se ainda assim persistir a suspeita de infecção pelo HIV, faça um novo teste após 30 dias do primeiro teste realizado. Lembre-se de que, nesse período, é indicada a prevenção.
Se o resultado for negativo, não significa que o parceiro ou parceira não esteja infectado. Então, peça para ele ou ela fazer o teste também.
Sobre o resultado reagente (positivo):
Caso o teste seja “reagente” (positivo), isso indica que a pessoa pode estar infectada pelo HIV. Entretanto, esse não é um resultado definitivo. Nesse caso, procure uma unidade de saúde e informe a um profissional de saúde que você teve um resultado reagente no autoteste. O serviço de saúde deverá realizar testes complementares para investigação da infecção pelo HIV. Caso o diagnóstico seja concluído como positivo, você poderá iniciar o tratamento, que garante mais qualidade de vida.