Notícias
Espaço, Ciência e Cultura Oceânica foram destaque na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Quiz Epacial no estande da AEB. Foto: MCTI
Nos dias 20 a 26 de outubro, a Agência Espacial Brasileira (AEB) esteve presente na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), maior evento de popularização da ciência do Brasil, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Desde 2004, com ações presenciais e digitais em todos os estados, a SNCT promove o acesso democrático ao conhecimento, estimula a curiosidade científica e integra escolas, universidades, institutos de pesquisa, museus, empresas, governos e sociedade civil.
Nesta edição, sob o tema “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, o evento propôs uma reflexão sobre a relação entre o oceano, o clima e um futuro sustentável, com destaque para a importância da ciência e da educação ambiental para o desenvolvimento do país.
Na cerimônia de abertura, que contou com a presença do Presidente em exercício da AEB, Rodrigo Leonardi, e o Diretor de Inteligência Estratégica e Novos Negócios, Paolo Gessini, a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, reforçou que a ciência não é feita apenas em laboratórios, mas também nas escolas, nas periferias e nas comunidades. “A ciência está em tudo: no vai e vem das ondas, na previsão do tempo, na cozinha e até no chute a gol. Mostrar isso é despertar vocações, abrir janelas e inspirar novas gerações”, destacou.
O Pavilhão da SNCT reuniu experiências imersivas e espaços interativos, como o Laboratório das Marés, o Geopark, o Espaço Conexões e o Oceanário do Sesc-DF, com projeções em 360° sobre biologia marinha. Durante toda a semana, o público teve a oportunidade de explorar o universo científico em diversas frentes, incluindo as iniciativas da Agência Espacial Brasileira (AEB), que esteve no estande temático Parque Pop Espacial, em conjunto com o Observatório Nacional (ON) e o Programa Caça Asteroides do MCTI.
Os visitantes puderam aprender mais sobre o Programa Espacial Brasileiro, por meio de um quiz interativo. Maquetes de nanossatélites, óculos de realidade virtual com projeção de constelações do céu noturno, sphero bot com sensores programáveis, réplicas de satélites e foguetes para montar também estiveram expostos.
“A Agência pôde contribuir também para as discussões de grande relevância para a Missão Sabia-MAR, já em preparação, e voltada para o estudo de recursos hídricos e monitoramento dos nossos oceanos. Essa contribuição da AEB é importante não só para o tema desta semana, mas também para iniciativas futuras do MCTI, que foram anunciadas recentemente, como, por exemplo, a Conferência da Década dos Oceanos de 2027”, disse o Presidente em exercício, Rodrigo Leonardi.
Sobre a SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é organizada em colaboração com diversas instituições do setor público e privado, fundações de pesquisa, escolas e universidades, e conta com a participação de secretarias de Ciência e Tecnologia e de Educação.
O evento em Brasília, organizado em parceria com o Governo do Distrito Federal, é considerado o evento âncora da SNCT e oferece uma ampla programação para democratizar o acesso ao conhecimento científico e estimular o debate sobre inovação e sustentabilidade.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um dos principais eventos do país dedicados à popularização da ciência, abrangendo atividades que buscam engajar desde cientistas até estudantes e a sociedade em geral. O objetivo é promover a reflexão sobre o papel da ciência na vida das pessoas e no desenvolvimento sustentável do país.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

