Notícias
Vandalismo é crime: Trensurb lança nova campanha de comunicação
Texto "Vandalismo é crime!", acompanhado de quatro fotografias: um trem com o para-brisa pichado, o interior de um trem com pichação, o interior de um trem com cacos de vidro e uma estação com vidros quebrados. A imagem também destaca o telefone para denúncias de vandalismo nas dependências da Trensurb: (51) 3363-8026.
Em outubro, a Trensurb lança uma campanha de comunicação com o objetivo de promover a conscientização quanto ao cuidado com o patrimônio público e estimular a realização de denúncias em casos de vandalismo nas dependências da empresa. Com imagens de casos de destruição de equipamentos do metrô e o slogan “Vandalismo é crime!”, as peças da campanha buscam evidenciar que o prejuízo é coletivo e a responsabilidade por denunciar é de todos, além de informar que a pena para aqueles que cometem esse tipo de delito pode chegar a seis meses de prisão. O número de telefone para denúncias também tem lugar de destaque no material, desenvolvido internamente pela equipe de comunicação da empresa. Para denunciar casos de vandalismo, ligue imediatamente para (51) 3363-8026, número disponível diariamente, 24 horas por dia.
Um prejuízo de todos
Em 2024, o prejuízo total relativo a atos de vandalismo em trens e estações, considerando custos de material e mão de obra, foi de R$ 244,4 mil. Somente no primeiro semestre deste ano, chegou a R$ 89,3 mil. Para além do custo financeiro, esses delitos também prejudicam os usuários do metrô, deixando indisponíveis estruturas e equipamentos como banheiros, elevadores ou até mesmo trens.
Diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia afirma: “Contamos com o auxílio dos usuários do nosso sistema para cuidar dos trens e estações, afinal se trata de patrimônio público, que tem grande importância na rotina de milhares de pessoas todos os dias”.