Notícias
Trensurb marca presença no Encontro Global sobre Empresas Estatais e Ação Climática no Rio de Janeiro
Plateia do evento, que contou com participação de membros da Direção da Trensurb - Foto: Divulgação
A Direção da Trensurb participou, nesta quarta-feira (15), no Rio de Janeiro, do Encontro Global sobre Empresas Estatais, Desenvolvimento e Ação Climática. O evento, promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com a Petrobras, reuniu autoridades governamentais, lideranças empresariais e representantes da sociedade civil para debater o papel estratégico das empresas estatais na transição para uma economia verde.
Representando a Trensurb, participaram do encontro o diretor-presidente Nazur Garcia, o diretor de Operações, Ernani Fagundes, e o superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Francisco Vicente. Segundo Nazur, o debate sobre uma transição energética justa, com menor uso de combustíveis fósseis e maior emprego de energias produzidas a partir de fontes renováveis, passa necessariamente pelos investimentos que as empresas estatais realizam no país, desde a pesquisa até sua produção e consumo. “Na Trensurb, temos a operação dos trens com energia elétrica, menos poluente por essência. Mas foi somente a partir de 2023, quando migramos para a compra de energia no mercado livre, que passamos a consumir energia 100% limpa e isso foi uma decisão que mostra o compromisso de nossa empresa com a construção de um país sustentável ambientalmente”, destacou.
No contexto dos preparativos para a COP30, o evento destacou os desafios enfrentados, especialmente por países em desenvolvimento, de alinhar o crescimento econômico com metas climáticas. Nesse cenário, empresas públicas como a Trensurb são vistas como protagonistas da transição ecológica, devido à sua atuação em infraestrutura, inovação tecnológica e serviços essenciais à mobilidade urbana sustentável.
A presença da Trensurb no encontro reforça o compromisso da empresa com práticas ambientalmente responsáveis e alinhadas às diretrizes globais de desenvolvimento sustentável.