Notícias
Trensurb admite aprendizes do Programa Estação Educar 2026
Jovens assinaram seus contratos de aprendizagem profissional com a Trensurb - Foto: Alan Santana/Trensurb
Nesta quarta-feira (4), na sede do Centro de Formação Profissional Senai Visconde de Mauá, a Trensurb realizou a admissão dos novos aprendizes selecionados para a edição 2026 do Programa Estação Educar. Todos os anos, a empresa, em parceria com o Senai-RS, oferece o programa de aprendizagem profissional, que capacita 40 jovens de famílias de baixa renda por meio do curso de assistente administrativo. O curso conta com 800 horas-aula e a Trensurb também oferece benefícios como vale-transporte, vale-refeição, assistência odontológica, além de remuneração de acordo com o salário mínimo-hora nacional.
Técnicas do Setor de Pessoal da Trensurb, Diana da Rosa e Michele Ferreira apresentaram a empresa aos aprendizes e explicaram o funcionamento do curso, dividido em três módulos: comunicação e organização na empresa (com carga horária de 200 horas), rotinas administrativas (500 horas) e apoio logístico (100 horas). O programa tem como objetivo desenvolver no aprendiz as competências necessárias para sua inserção no mercado de trabalho. O conteúdo abrange temas como organização de documentos, atendimento ao cliente, gestão de pessoas e processos de compras.
Divididos em duas turmas conforme o turno do curso, os jovens assinaram seus contratos, receberam seus crachás funcionais e abriram contas para o recebimento das bolsas. Realizadas no Senai Visconde de Mauá, em Porto Alegre, as aulas terão início na segunda-feira (9).
Chefe do Setor de Pessoal da Trensurb, Liseane Pereira esteve presente no evento para dar as boas-vindas aos novos aprendizes. “Parabenizamos a todos pela admissão. Do total de inscritos, muitos queriam estar aqui, e só 40 foram contemplados. Vocês são parte desse número. Espero que vocês consigam fazer o melhor e se dedicar ao máximo: explorar a curiosidade, ter vontade de aprender coisas novas e procurar ser assíduos e frequentes. Daqui, vocês saem com um certificado e a certeza de que vão se abrir muitas portas”, disse aos jovens. Para a Trensurb, o programa fortalece seu compromisso com a responsabilidade social, promovendo inclusão e a conexão entre educação e mercado de trabalho.
Na ocasião, os aprendizes estiveram acompanhados por pais ou responsáveis e, durante todo o processo de admissão, puderam esclarecer dúvidas sobre a estrutura do programa e a própria contratação dos jovens. “É uma oportunidade e tanto como um complemento ao ensino médio, porque é um curso em que o aluno vai receber aprendizado e ainda a sua remuneração, que é um incentivo. É algo muito importante, porque prepara e qualifica não só para depois do ensino médio, mas mesmo para pensar numa carreira. É um curso maravilhoso e uma boa oportunidade”, refletiu Paula Correa Igniz, mãe da aprendiz Juliana Igniz, de 15 anos.