Notícias
Livros Livres: Trensurb comemora Dia Nacional do Leitor com ação nos trens
Durante atividade, passageiros foram contemplados com livros de diversos gêneros no interior das composições - Foto: Alan Santana/Trensurb
A Trensurb realizou a primeira ação do projeto Livros Livres em 2026, na tarde desta sexta-feira (9), em alusão ao Dia Nacional do Leitor, celebrado em 7 de janeiro. A iniciativa é promovida pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, a biblioteca do metrô. Na ocasião, cerca de 200 exemplares de títulos variados foram distribuídos pelos assentos de dois trens que partiam da estação terminal Novo Hamburgo.
Durante a atividade, os passageiros foram contemplados com livros de diversos gêneros no interior das composições. O fotógrafo Gabriel Pacheco embarcou em um dos trens escolhidos para a ação e saudou a iniciativa, relacionando-a com o momento atual do livro no Brasil. “É uma ação e tanto. Entramos nos trens e já vemos as pessoas pegando seus celulares, seus fones, só poucas levam um livro. Hoje em dia temos poucos leitores. Esse tipo de ação, esse ato de conscientizar, é simples, mas cria um movimento de leitores no trem”, refletiu.
Leandra Matias, usuária frequente do trem, avaliou positivamente a iniciativa cultural da Trensurb: “Folhear o livro é muito importante, sentir a textura do livro e poder ter esse contato direto com a cultura que antes tínhamos mais. É uma boa ação de conscientização”.
Uma biblioteca no metrô
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado – fechada temporariamente para obras – e Novo Hamburgo. O horário de funcionamento é das 14h às 18h, nos dias úteis, oferecendo o serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervo da biblioteca conta com mais de 13 mil exemplares, disponíveis para os 8 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até o Espaço Multicultural em Novo Hamburgo e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.
Livros Livres
O projeto Livros Livres foi lançado originalmente pela Trensurb em 2015 e, posteriormente, retomado em 2018, com a parceria do Banco de Livros, parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Anteriormente, os livros eram disponibilizados para compartilhamento em caixas customizadas em algumas estações, onde os usuários também poderiam deixar seus livros para serem passados adiante. Foi em julho de 2019 que entrou em nova fase, no formato atual, que conta com distribuição dos exemplares no interior dos trens.