Notícias
LIDERAGOV
LideraGov conquista o 1º lugar no Prêmio Ser Humano 2025
Programa LideraGov foi um dos vencedores do Prêmio Ser Humano 2025, realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Distrito Federal (ABRH-DF). A iniciativa conquistou o 1º lugar na categoria Excelência Organizacional, reconhecimento concedido na terça-feira (18) a projetos que se destacam na gestão de pessoas, inovação e promoção de ambientes de trabalho mais humanos e sustentáveis.
Criado para valorizar práticas de gestão que tragam melhorias para servidores, organizações e para a sociedade, o Prêmio Ser Humano reconhece ações que ampliam a qualidade do ambiente de trabalho, estimulam a diversidade, fortalecem competências profissionais e contribuem para políticas públicas mais inclusivas. A premiação oferece visibilidade às instituições e profissionais envolvidos, incentivando iniciativas transformadoras na administração pública e no setor privado.
“A vitória do LideraGov no Prêmio Ser Humano 2025 reafirma a importância estratégica de investir em lideranças públicas. O programa demonstra que, quando qualificamos gestores para atuarem com visão sistêmica, compromisso ético e foco em resultados, fortalecemos a capacidade do Estado para responder às necessidades da população. Esta conquista é um marco para o MGI e seus parceiros, e para toda a agenda de desenvolvimento de pessoas no serviço público federal”, afirma José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do MGI.
O prêmio se divide em modalidades que contemplam práticas inovadoras ligadas ao desenvolvimento organizacional, cultura institucional, gestão de mudanças, educação corporativa e outras ações de fortalecimento de equipes. A categoria Excelência Organizacional, que este ano reconheceu o LideraGov, destaca projetos capazes de gerar resultados concretos para servidores, órgãos públicos e cidadãos, alinhando propósito, impacto e sustentabilidade.
“Receber o Prêmio Ser Humano é um reconhecimento muito significativo para o LideraGov e para todo o trabalho que a equipe do Programa vem desenvolvendo na formação de lideranças públicas. Esse resultado reforça que, ao promovermos o desenvolvimento das pessoas, contribuímos para fortalecer o Estado com políticas públicas de impacto”, avalia o diretor de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas do MGI, Eduardo Almas. “A conquista do Prêmio Ser Humano 2025 consolida o LideraGov como referência nacional em formação de lideranças e reafirma o compromisso do MGI, Enap e MIR com um Estado mais eficiente, inclusivo e preparado para entregar valor público à sociedade brasileira”, complementa Priscila Aquino, que lidera o Programa no MGI.
Para Iara Alves, diretora de Educação Executiva da Enap, a premiação é um importante reconhecimento das inovações do MGI voltadas à formação de servidores públicos capacitados. “Receber o Prêmio Ser Humano é um reconhecimento importante às inovações do LideraGOV na formação de lideranças públicas. O programa alia rigor técnico, metodologias ativas e ações afirmativas inéditas, ampliando a diversidade e a representatividade no serviço público. Para a Enap, investir em pessoas é investir na capacidade do Estado de transformar realidades e entregar melhores serviços à sociedade”, assinala.
A coordenadora do Programa pela Enap, Natália Ilka, lembra que o reconhecimento é resultado coletivo dasequipes envolvidas na execução e dos participantes engajados. “Este prêmio é resultado de um esforço coletivo da equipe de coordenação, docentes, mentores, participantes e parceiros que acreditam no potencial da gestão pública. Ao participar de premiações, damos visibilidade ao programa e ampliamos a possibilidade de que outros órgãos se inspirem em suas boas práticas. Este reconhecimento nos motiva a seguir fortalecendo a liderança pública e aprimorando a capacidade do Estado de entregar valor à sociedade”, ressalta.
Iara da Paixão, coordenadora-geral de Desenvolvimento de Altas Lideranças da Enap, considera que o LideraGOV cumpre com excelência seu papel na formação de líderes capacitados para ampliar, de fato, a transformação do Estado. “Formar lideranças é fundamental para que o Estado responda com eficiência e sensibilidade às demandas da sociedade. O LideraGOV cumpre esse papel ao preparar servidoras e servidores para liderar equipes, conduzir mudanças e transformar suas organizações. Este prêmio consolida o programa como a principal política de desenvolvimento de lideranças da Administração Pública Federal, fortalecendo a capacidade do Estado de inovar e gerar valor público”, disse.
O LideraGov surgiu em 2020 diante de um desafio histórico: a previsão de aposentadoria de um terço dos dirigentes federais até 2024. O programa propõe formar uma nova geração de lideranças públicas, com capacidade de conduzir equipes de maneira colaborativa, orientada a resultados e comprometida com a melhoria da gestão estatal.
Com abordagem que combina conhecimento teórico, práticas aplicadas, mentoria e diálogo constante com as chefias, o LideraGov aposta na valorização das pessoas como motor de transformação institucional. Uma de suas marcas é a adoção de ações afirmativas pioneiras, que tornaram o programa um exemplo nacional de diversidade e inclusão na formação de gestores públicos.
Sobre o LideraGOV
Desde sua criação, o LideraGov já formou 239 servidores de 84 órgãos federais, presentes em 15 unidades da federação. Os indicadores revelam o impacto da iniciativa: taxa de conclusão de 99%, satisfação média superior a 9 e mais de 96% dos participantes relatando mudanças de comportamento no ambiente de trabalho. Atualmente, 74,57% dos egressos ocupam funções de liderança ou gestão, evidenciando o retorno direto para a administração pública.
Os resultados práticos também se multiplicam. Diversas entregas produzidas pelos participantes foram incorporadas por órgãos federais, como o caso da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que adotou produtos desenvolvidos no curso para estruturar novas unidades estratégicas voltadas à transição energética. Além disso, o modelo do LideraGov inspirou iniciativas como o Lidera RS e o LIDERA.SR do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), ampliando o alcance de sua metodologia.
Com reconhecido custo-benefício e impacto institucional expressivo, o LideraGov reforça o entendimento de que investir em liderança é apostar em melhores políticas públicas. Estudos internacionais demostram que gestores bem-preparados elevam o desempenho e o engajamento das equipes, efeito comprovado pelos resultados do programa no serviço público federal.