Notícias
INOVAÇÃO
MobGov é a nova plataforma do Ministério da Gestão para transporte terrestre de servidores públicos federais em serviço
Imagem: Divulgação
A partir de junho, a Administração Pública Federal terá um novo modelo de solicitação de transporte terrestre para atividades administrativas: o MobGov. Com abrangência nacional, a solução oferecida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) integra diversos sistemas de transporte por aplicativo em uma única plataforma. A nova ferramenta é uma evolução do Táxigov e permitirá que servidores e servidoras em serviço se desloquem utilizando uma tecnologia mais moderna e eficiente.
Iniciado como um projeto piloto no MGI em 2024, o MobGov agora está sendo expandido para outros órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. A solução substituirá o Táxigov, que será descontinuado a partir de junho, com o encerramento de contratos para uso desse serviço. Nesse contexto, as instituições públicas que utilizam o sistema atual por meio do contrato mantido pela Central de Compras do MGI têm até o fim de maio para aderir à nova plataforma. Para as demais, a transição ocorrerá a partir do segundo semestre.
O MobGov possui abrangência nacional e o usuário pode solicitar o serviço em qualquer lugar que esteja desempenhando suas atividades funcionais. Além disso, inova ao reunir em uma única plataforma várias empresas disponíveis para oferecer transporte terrestre em todo o país. “No Táxigov, o contrato é firmado com uma única empresa prestadora de serviço de transporte. Já o MobGov integra vários prestadores de serviços habilitados e credenciados, gerando maior concorrência e maior escala de qualidade na prestação do serviço”, explica o coordenador-geral do Centro de Serviços Compartilhados da Central de Compras do MGI, Gustavo Canuto.
Outro diferencial é que o processo de solicitação pelo MobGov é simplificado e ocorre por meio de uma interface digital intuitiva. A plataforma fornece informações como preços das corridas e tempo estimado da viagem, facilitando a escolha do prestador pelo usuário. Além disso, facilita o gerenciamento, em tempo real, das solicitações de transporte e dos gastos no aplicativo. “A ferramenta promove uma gestão mais eficiente e transparente dos recursos, essencial para a modernização dos serviços governamentais", complementa Canuto.
Adesão ao MobGov
O MobGov é uma solução que atende somente órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. A adesão ao novo modelo será realizada por etapas, com o apoio do Ministério da Gestão. Neste primeiro momento, está sendo priorizada a migração pelas instituições que já utilizam o Táxigov por meio do contrato do Centro de Serviços Compartilhados da Central de Compras do MGI.
Serão contemplados na primeira fase 31 ministérios, a Presidência e Vice-presidência da República e órgãos especiais vinculados, a Advocacia-Geral da União, a Controladoria-Geral da União e os comandos do Exército, Marinha e Aeronáutica.
A partir do segundo semestre, será facultada a adesão aos demais órgãos e entidades do Poder Executivo Federal que usam ou já utilizaram o Táxigov por meio de outros contratos que não o da Central de Compras. Por fim, a adesão será permitida aos demais órgãos e entidades da Administração Pública Federal que tenham interesse em utilizar a solução.
Para aderir, é necessário seguir os seguintes passos:
-
Manifestação de interesse em aderir ao MobGov via e-mail mobgov@gestao.gov.br – a equipe solicitará dados iniciais do órgão, abrangência necessária para atender a demanda, volume de recurso que pretende aportar, entre outras informações.
-
Preenchimento de termo de adesão e descentralização de recursos ao MGI.
-
Indicação dos usuários e definição dos gestores das unidades para cadastramento em lote no sistema através do preenchimento de planilha enviada pela equipe de gestão do MobGov.
-
Após descentralização do recurso e cadastramento/ativação dos usuários, já estará disponível o acesso para uso do sistema, com saldo na conta do MobGov para gestão interna do órgão e uso do serviço.
Para mais informações, acesse: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/central-de-compras/mobgov