Notícias
CONCURSO NACIONAL
Provas objetivas do CPNU 2 serão no próximo domingo, dia 5 de outubro
As provas objetivas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) acontecem no próximo domingo, dia 5 de outubro, em todas as unidades da Federação. A aplicação será realizada em 228 cidades (confira a lista). Para facilitar esse dia tão importante para as pessoas candidatas, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reforça algumas das principais informações de serviço previstas em edital, com foco em planejamento, identificação e acesso aos locais de prova, para que a organização ao longo da semana seja tranquila e sem imprevistos.
Organização nos locais
-
Consulte o local de prova com antecedência no portal da FGV (https://conhecimento.fgv.br/cpnu2). Verifique endereço, rota e tempo de deslocamento. Embora não seja obrigatório, o MGI e a FGV recomendam que o cartão seja impresso e levado no dia da prova, a fim de facilitar a organização e a localização dos locais de aplicação.
-
Chegue cedo: os portões serão abertos às 11h30 e têm horário rígido de fechamento às 12h30 (horário de Brasília), 30 minutos antes do início das provas. Ajuste o relógio em cidades com fuso horário diferente e planeje-se para eventuais alterações no trânsito.
-
Leve caneta esferográfica de tinta azul ou preta (corpo transparente) e o documento oficial de identificação com foto.
-
Documentos digitais são aceitos apenas quando apresentados nos aplicativos oficiais com login GOV.BR, como e-Título, CNH Digital e Carteira de Identidade Digital (quando disponível pelo estado emissor). Não serão aceitos prints, PDFs, fotos ou cópias.
-
Nome social e atendimentos especializados concedidos estarão registrados no Cartão de Confirmação e serão observados nos locais de aplicação.
-
As provas começam às 13h (horário de Brasília) e têm duração de 5 horas (nível superior) ou 3h30 (nível intermediário).
-
A permanência mínima em sala é obrigatória: 2 horas após o início, para quem sair sem o caderno de questões. Somente na última hora da prova, será permitido sair levando o caderno.
-
As três últimas pessoas candidatas a terminarem as provas deverão permanecer juntas na sala até a entrega do material, com registro e assinatura em ata.
-
Lactantes deverão levar a certidão de nascimento do bebê e estarem acompanhadas de uma pessoa maior de idade, que ficará responsável pela criança durante o período da prova.
-
Equipes de apoio estarão identificadas para orientar sobre entrada, guarda de pertences e distribuição de cadernos.
Segurança e procedimentos
-
A identificação contará com coleta de impressão digital e exame grafológico. A coleta de assinatura é obrigatória. Sua recusa elimina a pessoa candidata.
-
Siga as instruções da capa do caderno e do cartão de prova.
-
As respostas da Prova Objetiva devem ser assinaladas exclusivamente no cartão de respostas, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta e corpo transparente.
-
Não será permitida substituição de itens por erro da pessoa candidata.
-
O cartão deve ser entregue obrigatoriamente ao fiscal; a não entrega implica eliminação.
-
Todas as pessoas candidatas passarão por vistoria com detector de metais na entrada e saída da sala, e também nos acessos aos banheiros.
-
É proibido portar aparelhos eletrônicos (celulares, relógios, fones, tablets, etc.), óculos escuros, chapéus, lápis, borracha, corretivo e objetos não previstos em edital. Esses itens devem ser entregues aos fiscais para lacre em envelope individual.
Alimentação
-
É permitido levar água e alimentos de consumo rápido, desde que em embalagens transparentes e sem rótulo.
-
É proibido portar alimentos em embalagens que não sejam transparentes e bebidas em recipientes que não permitam a visualização do conteúdo.
Para mais informações sobre o CPNU 2, acesse o site oficial: gov.br/concursonacional.