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Info

Produtores de conteúdo em plataformas digitais

Usuários de internet que, através de plataformas digitais de conteúdos de terceiros, ou de aplicação de internet própria, produzem e disponibilizam conteúdo a ser acessado por terceiros
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Publicado em 17/09/2025 12h22 Atualizado em 15/10/2025 16h18

Para fazer parte do Midiacad e poder ser selecionado para veicular ações de publicidade dos órgãos e entidades do Sicom, os produtores de conteúdo em plataformas digitais devem observar as disposições do Decreto nº 6.555, de 8 de setembro de 2008, e o princípio constitucional da impessoalidade, que determina o caráter educativo, informativo ou de orientação social que as ações de  publicidade devem ter. É proibida a menção a nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

Capa do Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais, elaborado pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).Em todos os casos, as divulgações devem ser claras e visíveis, não ocultas ou ambíguas. Sempre que for possível, deve-se usar a expressão "publicidade" para garantir a identificação de conteúdo publicitário. Em caso de dúvidas, aplicam-se as regras gerais e específicas do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CBAP) ao teor das ações de publicidade veiculadas em canais e perfis de produtores de conteúdo.

Entre os cuidados que os produtores de conteúdo devem adotar, destaca-se a necessidade de acompanhamento da divulgação e o zelo pelo cumprimento das regras do Código. É importante também conhecer as normas aplicáveis, em especial que o seu depoimento, ao retratar uma experiência pessoal, seja genuíno e contenha apresentação verdadeira do produto ou serviço anunciado.

Para saber mais sobre o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, recomenda-se visitar o site do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), onde é possível encontrar o Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais.

Documentação geral

  1. Tabela de preços
  2. Mídia kit

Documentação específica

  1. Relatório de análise de seguidores e acessos (analytics) de cada plataforma em que o criador atua – atualizado a cada 6 meses
  2. Relatório de entregas de mídia e de seguidores de todas as plataformas individualizadas do criador dos últimos 30 dias

Informar publicamente:

  • nome completo do responsável pelo conteúdo, conforme o registro civil;
  • contato para envio de reclamação, denúncia ou pedido de direito de resposta e retratação; e
  • garantir a identificação de conteúdo publicitário, sempre que possível, por meio do uso da expressão "publicidade" em todos os conteúdos em que houver acordo comercial ou troca de bens e serviços.

Atividade Econômica

CódigoDescrição
59.11-1-99 Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente
59.12-0/99 Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente
59.13-8/00 Distribuição cinematográfica, de vídeo e de programas de televisão
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