Notícias
PERÍCIA MÉDICA
Perícia Conectada recebe o Prêmio de Reconhecimento Profissional ColaboraGov 2025
- Foto: Luiz Saldanha/MPS
A Perícia Conectada, iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Regime Geral de Previdência Social do Ministério da Previdência Social (MPS), foi premiada na categoria Ideias Inovadoras do Prêmio de Reconhecimento Profissional ColaboraGov 2025. A Perícia Conectada é uma modalidade de atendimento remoto que tem o objetivo de ampliar o acesso da população à perícia médica, especialmente em regiões com escassez de profissionais peritos, reduzindo o tempo de espera e evitando que os segurados enfrentem longos deslocamentos para obter atendimento.
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destaca a importância do projeto para os segurados mais vulneráveis que precisam do serviço pericial. “Políticas como essa são fundamentais para que o cidadão tenha mais facilidade no acesso aos serviços da Previdência Social. Tem idosos que percorrem muitos quilômetros para receber o que tem direito: atendimento para garantia do benefício. Estamos comprometidos em utilizar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas e dar acesso a esse atendimento”.
A experiência da perícia médica com uso de tecnologia de telemedicina teve início em 2020, em cumprimento a uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que determinou a realização de perícia médica com uso da teleavaliação. A primeira fase da experiência piloto foi executada em empresas privadas que formalizaram interesse na participação. Depois, a experiência foi expandida para entidades parceiras, como Prefeituras Municipais com alta demanda pelo serviço.
Nas agências da Previdência Social, a Perícia Conectada começou em fevereiro de 2024 com 57 unidades de atendimento, na região Nordeste do Brasil. Contou com atuação de 30 peritos atendendo somente requerimentos de Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) à pessoa com deficiência.
Hoje, mais de 190 mil pessoas foram beneficiadas com o atendimento remoto. A modalidade está presente em unidades de todas as regiões do país. Além das agências físicas, a Perícia Conectada também está presente em unidades itinerantes da Previdência Social como o PREVBarco.
O modelo de atendimento é utilizado em perícias iniciais para benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) que não foram conformados em Atestmed, nas avaliações médicas de requerimentos de Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência e nas revisões destes benefícios assistenciais (REVBPC).
Prêmio de Reconhecimento Profissional ColaboraGov 2025
Promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o prêmio valoriza iniciativas que fazem a diferença na Administração Pública Federal. O prêmio contempla quatro categorias: ideias inovadoras, desempenho funcional, jubileu de prata (25 anos de serviço) e jubileu de ouro (50 anos de serviço).
A cerimônia de entrega acontecerá em 22 de outubro, como parte das comemorações do Dia do Servidor Público, reunindo profissionais de diferentes ministérios que contribuem diariamente para oferecer serviços de qualidade à sociedade.
O Ministério da Previdência Social parabeniza toda a equipe da Secretaria do Regime Geral de Previdência Social envolvida com o trabalho da Perícia Conectada: