Notícias
INTERNACIONAL
Brasil será sede do Fórum Regional de Seguridade Social para as Américas em março de 2026
O Ministério da Previdência Social (MPS) assinou nesta quinta-feira (2) Memorando de Entendimento com a Associação Internacional de Seguridade Social (AISS) firmando o compromisso de sediar o Fórum Regional de Seguridade Social para as Américas em 2026. O evento irá reunir, entre os dias 25 e 27 de março, em São Paulo, todos os países do continente americano para trocar experiências e melhores práticas em Seguridade Social.
O MPS firmou o compromisso durante participação no Fórum Social Mundial 2025, que acontece até o dia 3 de outubro em Kuala Lumpur, Malásia. “Esse encontro permitirá, através do intercâmbio, do diálogo, avançarmos com as políticas de proteção social no nosso continente e no mundo como um todo”, afirmou Louise Caroline Lima e Silva, chefe de gabinete do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, que o representa no evento. “O governo do Brasil tem se empenhado em desenvolver e melhorar a justiça e a proteção sociais para os brasileiros”, reforçou.
O Memorando foi entregue ao secretário-geral da AISS, o brasileiro Marcelo Abi-Ramia Caetano, que agradeceu o Ministério da Previdência Social, à Dataprev e ao INSS pelo apoio que tem dado nesse processo e afirmou que São Paulo será a capital da Seguridade Social das Américas no próximo ano. “É um momento único em que todos os países do continente americano vão ter essa oportunidade de trocar ideias, ver quais são as melhores práticas em termos de Seguridade Social e toda a capacidade de formação de redes de contatos”.
O Fórum Mundial discute a adaptação da seguridade social em um mundo em transição e as oportunidades de inovação para a área. O evento conta com mais de 1.500 participantes de 135 países. É integrado por ministros, CEOs, especialistas técnicos e representantes de organismos internacionais, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Banco Mundial.
Também fazem parte da comitiva brasileira o presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Rodrigo Assumpção; a diretoria de Orçamento, Finanças e Logística do INSS, Manuella Andrade Pereira de Souza Silva; e a técnica do Seguro Social do INSS, Vanessa Fraga.
Fórum Regional de Seguridade Social (FRSS) para as Américas
A cada três anos, a AISS realiza o Fórum Regional de Seguridade Social (FRSS) para as Américas, principal evento trienal organizado na região. O encontro tem o objetivo de discutir o papel da seguridade social no continente americano, além de ser um ambiente de troca de experiências dos diversos países participantes.
A Associação Internacional de Seguridade Social é a principal organização internacional para instituições de seguridade social, departamentos e agências governamentais em todo o mundo. A AISS promove a excelência na administração da seguridade social por meio de diretrizes profissionais, conhecimento especializado, serviços e apoio, permitindo que seus membros desenvolvam sistemas e políticas dinâmicas de seguridade social em todo o mundo. Fundada em 1927, sob os auspícios da Organização Internacional do Trabalho, a AISS conta com cerca de 330 organizações membros em 164 países.
Outras agendas
A comitiva brasileira também participou, no Fórum Mundial em Kuala Lumpur, da Sessão plenária da 35ª Assembleia Geral da AISS; de reunião de gestores das instituições de segurança social de países de língua portuguesa, com o objetivo de reforçar a cooperação no âmbito da AISS e da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa); e de reunião bilateral para troca de experiências com a delegação da Arábia Saudita.