Notícias
FORÇA-TAREFA
Operação combate fraude em benefícios assistenciais em Alagoas
A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou, na manhã desta quinta-feira (8), a Operação Manifesto, com o objetivo de combater fraudes na concessão de benefícios assistenciais ao idoso (BPC/LOAS), em Alagoas. Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência da principal suspeita, na cidade de Penedo (AL).
As investigações tiveram início a partir de denúncia realizada na Polícia Federal em Maceió (AL), sobre a existência de uma pessoa que estaria agindo ilegalmente para propiciar a obtenção, por terceiros, de benefícios assistenciais com o uso de documentos falsos.
Durante a apuração, foi constatada a ligação da suspeita com um benefício de BPC/ LOAS concedido no ano de 2008, tendo como base a utilização de uma identidade falsa, supostamente expedida no Estado de Sergipe. Outros dois benefícios da mesma natureza, igualmente conectados com a investigada, também estão sob apuração com relação aos documentos utilizados.
Segundo a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) do Ministério da Previdência Social, o prejuízo, até o momento, supera R$ 297 mil, considerando apenas um dos benefícios investigados.
Há 25 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.
Ascom/MPS
Conheça as redes oficiais do MPS:
Instagram: https://www.instagram.com/minprevidencia/
Threads: https://www.threads.net/@minprevidencia
X (ex-Twitter): https://twitter.com/minprevidencia
Facebook: https://www.facebook.com/minprevidencia
YouTube: https://www.youtube.com/@minprevidencia