Notícias
Sinop (MT) alcança 100% de cobertura com Teleperícia
Com a implantação da Perícia Conectada na Agência da Previdência Social (APS) de Matupá, a Gerência-Executiva do INSS em Sinop atingiu 100% de cobertura com a modalidade de teleperícia em todas as suas unidades. A novidade representa um marco para a região, que agora conta com atendimento remoto para perícia médica em todas as agências da abrangência da gerência.
Além de Matupá, as agências de Alta Floresta, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Juína, Colíder, Guarantã do Norte, Juara, Nova Mutum, Colniza e Peixoto Azevedo já operam com o modelo de telemedicina para a concessão do Benefício por Incapacidade Temporária (antigo auxílio-doença) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência.
A Perícia Conectada é uma iniciativa do Ministério da Previdência Social em parceria com o INSS. O objetivo é ampliar o acesso da população à perícia médica, especialmente em regiões com escassez de profissionais peritos, reduzindo o tempo de espera e evitando que os segurados enfrentem longos deslocamentos para obter atendimento.
Com o uso de recursos tecnológicos, a modalidade permite que o atendimento seja feito remotamente, por meio de videoconferência.
O gerente-executivo do INSS em Sinop, Tarcisio dos Passos, comemorou a conquista: “A implantação da teleperícia foi um marco na GEX Sinop. Há cerca de um ano, estávamos com os piores indicadores do país, com um tempo médio de espera por perícia (TMEA) de 220 dias. Hoje, com a implantação em Matupá, fechamos 100% de nossas 12 unidades com Perícia Conectada. É a realização de algo inimaginável até pouco tempo.”
Tarcísio também destacou o empenho das equipes envolvidas: “Sou imensamente grato a todos os gestores que abraçaram a causa e fizeram acontecer, mesmo diante de tantas dificuldades com estrutura e equipamentos. O serviço tem fluido muito bem. Agradeço aos gestores da Perícia Médica Federal e do INSS que estreitaram os laços e revolucionaram esse método de atendimento, aproximando o serviço do cidadão por meio da tecnologia. Também é preciso enaltecer o trabalho dos peritos, que têm atuado de forma humanizada, digna de reconhecimento.”
A ampliação da Perícia Conectada reforça o compromisso do INSS com a modernização dos serviços e com a promoção de um atendimento mais acessível e eficiente à população, especialmente nas áreas mais remotas do estado.
Por: Nathalia Lima, Comunicação Social do INSS no Mato Grosso