Notícias
Operação PF
PF deflagra operação contra garimpo e desmatamento ilegal na Terra Indígena Sararé (MT)
Cuiabá/MT. A Polícia Federal, em ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC/MT) e o Grupo Especial de Segurança de Fronteira (GEFRON/MT), deflagrou, entre os dias 28/9 e 30/9, operação integrada para combater crimes de desmatamento ilegal, garimpo ilegal, comércio ilícito de ouro, organização criminosa e porte ilegal de armas de fogo e explosivos na Terra Indígena Sararé, localizada entre os municípios de Conquista d’Oeste e Pontes e Lacerda, em Mato Grosso.
A ação teve como foco o garimpo em área situada no interior da Terra Indígena Sararé, local dominado por facções criminosas e fortemente impactado pela exploração ilegal de ouro. O objetivo principal foi fazer a desintrusão as áreas atingidas pela garimpagem e inutilizar equipamentos, maquinários e estruturas empregados nas atividades ilícitas, além de combater a presença de organizações criminosas envolvidas.
Durante a operação, foram inutilizados diversos motores estacionários, geradores de energia, estruturas de apoio e túneis subterrâneos utilizados na extração ilegal. As equipes também apreenderam armas de fogo, munições, grande quantidade de explosivos, minério de ouro e mercúrio.
Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso
cs.srmt@dpf.gov.br
(65) 992848987 Instagram: @policiafederal_mt