Notícias
Operação PF
PF deflagra a Operação Hórus 8 contra crimes de abuso sexual infantil na internet
Imagem ilustrativa
Ribeirão Preto/SP. A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (6/11), a Operação Hórus 8, com o objetivo de desarticular célula criminosa atuante na internet voltada à disseminação de conteúdo de violência sexual contra crianças e adolescentes.
Durante a ação, foi cumprido mandado judicial de busca e apreensão na cidade de Barretos/SP, resultando na prisão em flagrante de um homem pelo armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil em aparelho celular. Também foram apreendidos equipamentos eletrônicos relacionados à investigação, os quais serão submetidos à perícia técnica.
A operação integra o conjunto de ações permanentes da Polícia Federal voltadas à interrupção da propagação de material de abuso sexual infantil na web, utilizando ferramentas tecnológicas avançadas e diversos meios de obtenção de prova, que permitiram rastrear a atuação do investigado na rede mundial de computadores.
Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado na legislação brasileira (art. 241-E da Lei nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional recomenda o uso de expressões como “abuso sexual” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por melhor refletirem a gravidade e a violência envolvidas nesses crimes.
A Polícia Federal também alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no ambiente virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abuso sexual. Conversas abertas sobre os perigos da internet, uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos, bem como atenção a mudanças de comportamento, são medidas essenciais de prevenção. Ensinar crianças e adolescentes a reconhecer e denunciar contatos inadequados é fundamental para garantir sua segurança e bem-estar.
As investigações seguem em andamento.
Comunicação Social da Polícia Federal em Ribeirão Preto/SP
cs.rpo.sp@pf.gov.br
(16) 3602-7392