Notícias
Ação PF
FICCO/MG prende contador que atuava como operador financeiro do tráfico de drogas
Imagem: ilustração
Uberlândia/MG. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais (FICCO/MG) prendeu, nesta quinta-feira (30/1), em Uberlândia, um homem investigado pela prática dos crimes de lavagem de dinheiro e integração à organização criminosa.
O homem atuava como contador na cidade de Ituiutaba/MG e foi investigado no bojo da Operação Anthill, deflagrada pela FICCO/MG no dia 19/11/2024, com o objetivo de dar cumprimento a 31 mandados de prisão preventiva, 48 mandados de busca e apreensão e bloqueio de aproximadamente R$ 150 milhões.
No curso da investigação, surgiram indícios de que o investigado, atuando na condição de contador, teria auxiliado a organização criminosa na constituição de empresas de fachada para lavagem de dinheiro do tráfico, além de ter facilitado a utilização de contas bancárias de terceiros para transferência de valores de origem ilícita e de ter tentado obstruir as investigações oferecendo vantagem indevida de R$ 25 mil para que outro investigado não mencionasse seu envolvimento na empreitada criminosa.
O mandado de prisão preventiva foi decretado pela Vara Criminal da Comarca de Ituiutaba em 30 de janeiro de 2025, sendo prontamente cumprido na mesma data pela FICCO/MG.
Após os procedimentos de polícia judiciária decorrentes, o preso foi encaminhado para a Unidade Prisional de Uberlândia, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais (FICCO/MG), coordenada pela Polícia Federal (PF), é composta pelas Polícias Militar (PMMG), Civil (PCMG), Penal (PPMG) e pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).
Atuando de forma descentralizada em todo o estado, a FICCO/MG reafirma o compromisso das forças de Segurança Pública no combate ao crime e no cumprimento das decisões judiciais.
Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais
cs.srmg@pf.gov.br
(31) 3168-6341 / 3168-6342 / 3168-6343