Glossário de Direitos Humanos
As palavras, expressões e sentenças que constituem o vocabulário de uma sociedade são carregadas de história, influências e significados. Alguns tipos de discriminação têm origem em processos históricos de invisibilidade e silenciamento de grupos minorizados, vulnerabilizados e alijados de direitos. Por conseguinte, termos preconceituosos são utilizados como expressões comuns do repertório social.
Diante dos avanços nas discussões sobre direitos humanos e do compromisso da Polícia Federal em estabelecer novos padrões alinhados à agenda internacional de valorização da diversidade, torna-se imprescindível que os servidores recebam orientações sobre o uso de linguagem apropriada aos valores democráticos vigentes, especialmente na elaboração de documentos oficiais.
Ademais, com o objetivo de complementar os eventos de capacitação voltados à promoção dos direitos humanos ofertados por este órgão policial, é igualmente relevante disponibilizar um glossário aos servidores, contendo termos e expressões frequentemente utilizados, com explicações sobre as razões para evitar seu uso em contextos institucionais.
O presente glossário de direitos humanos constitui mais um instrumento de transformação e letramento institucional, promovendo a melhoria contínua para que a Polícia Federal atenda aos anseios da sociedade plural e promova o bem-estar social.
Nesse sentido, o Glossário Digital de Direitos Humanos, em sua primeira versão, encontra-se disponível a todos os servidores, iniciando um novo ciclo de alinhamento com boas práticas referentes à justiça, cidadania e igualdade. Outrossim, a iniciativa visa fomentar a conscientização e a sensibilização do efetivo da Polícia Federal acerca do respeito à pessoa humana enquanto sujeito de direitos.