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Comemoração

Ouvidoria da UFSC completa 19 anos

Universidade Federal de Santa Catarina cria página especial com informações sobre a ouvidoria.
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Publicado em 18/06/2015 15h49

A Ouvidoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) completou 19 anos de atuação dentro e fora da instituição no dia 28 de maio, com mais de 8 mil atendimentos no período. O órgão tem como função realizar a avaliação das instituições por meio das reivindicações de direitos por parte dos cidadãos. Ela atua como um representante da comunidade perante a administração da instituição para a qual trabalha. Busca justiça no atendimento às demandas das pessoas, mas também se preocupa com os dirigentes da Universidade, que são parte essencial do sucesso deste setor.

Os ganhos de se ter um órgão com o comprometimento da Ouvidoria dentro da Universidade são inúmeros. A comunidade tem suas queixas, elogios, reclamações, denúncias e sugestões atendidas da forma menos burocrática possível.  Os dirigentes da UFSC têm nesse processo maior reconhecimento em sua atuação profissional ao demonstrar esse diferencial na atenção ao cidadão, confirmando a importância das ouvidorias universitárias.

Dentre os tipos possíveis de demandas encaminhadas para soluções, o que teve maior ocorrência desde a implantação da Ouvidoria foi “Reclamações”, na marca de 5.759; seguido por “Solicitações”, com 1.191; e “Informação”, com o número de 549 pedidos. Ao todo, foram geradas mais de oito mil demandas numeradas a partir de manifestações, sempre encaminhadas para uma solução. A categoria que mais gerou demandas na Ouvidoria ao longo dos 19 anos foi “Alunos”, com 4.067 registros; seguida por “Comunidade”, com 2.245; e servidores técnico-administrativos, com 829.

Na UFSC, a Ouvidoria conta com uma equipe de três pessoas para atendimento às comunidades interna e externa, sendo eles o ouvidor Arnaldo Podestá Júnior, a servidora Aline Weber e a estudante de Biblioteconomia da UFSC, Nara Barros. O atendimento é feito em horário comercial, por telefone ou na Ouvidoria, e pelo site ou e-mail ( Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher. ) , 24 horas por dia.

Mais informações na página especial dos 19 anos da Ouvidoria.

Gisele Flôres/Estagiária de Jornalismo Agecom/DGC/UFSC

Fonte: UFSC

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